DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTOS EMERGENTES: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Fernanda Silva do Nascimento, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Virgínia Maria de Morais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a percepção de docentes da educação básicaacerca dos seus processos formativos para o desenvolvimento profissional em tempos depandemia. A metodologia empregada envolve os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, dotipo levantamento, e a utilização de um questionário on-line com 15 questões disponibilizadoa docentes da educação básica. Participaram da pesquisa 32 docentes atuantes nas redespúblicas e privadas da região sul do Brasil. Para análise dos dados foram utilizadas ascontribuições da Análise de Conteúdo. A partir da abordagem categorial e temáticaemergiram três categorias: 1) Adaptação das formações ao contexto pandêmico, 2) Processosde desenvolvimento profissional, e 3) Trabalho Colaborativo: possibilidades e desafios. Osresultados mostram que durante a pandemia da COVID-19 os desafios pessoais enfrentadospelos docentes por vezes se sobressaíram sobre os profissionais; as formações desenvolvidasno ambiente escolar auxiliaram durante a realização de atividades remotas e híbridas; osdocentes deveriam se envolver mais nos processos formativos no ambiente escolar; e anecessidade de reforçar o trabalho colaborativo. Considera-se relevante, para um cenáriopandêmico e pós-pandêmico, investir em momentos de diálogo e escuta entre os docentes afim de compreender suas reais necessidades e contribuir para o seu desenvolvimentoprofissional.

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Publicado

2023-01-22

Como Citar

Luiz Alberto Lorenzi Filho, Virgínia Maria de Morais, F. S. do N. . (2023). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM CONTEXTOS EMERGENTES: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1545

Edição

Seção

Dossiê