CONTEXTOS EMERGENTES E A DINÂMICA INSTITUCIONAL: INTERLOCUÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Andiara Dewes, Lisiane Pappis,
  • Doris Pires Vargas Bolzan

Resumo

Neste artigo apresentam-se apontamentos produzidos a partir da interlocução de pesquisas queforam desenvolvidas desde 2016 no âmbito do grupo de pesquisa Grupo de PesquisaFormação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior acerca dadocência, do desenvolvimento profissional e dos processos formativos na educação superior.Tal processo abarca reconfigurações que vêm sendo impulsionadas a partir dos contextosemergentes da e na educação superior pública brasileira. Assim, tem-se como objetivoidentificar interlocuções possíveis em uma universidade pública no que tange aos contextosemergentes, aos professores/gestores e as Unidades de Apoio Pedagógico. Tais estudos têmcomo subsídios teórico e metodológico a abordagem qualitativa narrativa sociocultural. Umauniversidade pública gaúcha é o contexto no qual as investigações foram realizadas, comdelimitações de recorte do contexto e de sujeitos em cada estudo. Em Dewes (2019) tem-se osprofessores que atuam como gestores universitários e em Pappis (2020) o foco são asUnidades de Apoio Pedagógico. Por meio dos achados e a interlocução destes, analisa-se ocontexto universitário, o modo como a universidade vem se [re]configurando a partir doscontextos emergentes que impulsionam [trans]formações nos modos de ser, estar e fazer otrabalho docente no ensino superior. Enfoca-se como os professores/gestores têm lidado comesses novos contextos e busca-se identificar o papel das Unidades de Apoio Pedagógico nessecenário. Por fim, sinaliza-se que interlocuções pode-se vislumbrar/identificar e como estaspoderiam repercutir no desenvolvimento profissional em contextos emergentes dosprofessores universitários que atuam como gestores, bem como nos processos formativos noâmbito da universidade.

Downloads

Publicado

2023-01-22

Como Citar

Lisiane Pappis, A. D., & Bolzan , D. P. V. . (2023). CONTEXTOS EMERGENTES E A DINÂMICA INSTITUCIONAL: INTERLOCUÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1544

Edição

Seção

Dossiê