CONTEXTOS EMERGENTES EM TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADUAÇÃO: UM OLHAR NA AGENDA 2030

Autores

  • Gabriela Paim Rosso, Marilene Gabriel Dalla Corte

Resumo

Este trabalho visa discutir a extensão universitária como contexto emergente em tendências ecenários na Educação Superior, sob o olhar da Agenda 2030 dos Objetivos doDesenvolvimento Sustentável 2030 e a partir da Resolução nº 7/2018, tendo comoproblematização: quais são as tendências e cenários da extensão universitária para agraduação em contextos emergentes na perspectiva da Agenda 2030? A extensão universitáriatorna-se emergente no currículo dos cursos superiores, uma vez que Plano Nacional deEducação (2014) prevê na meta 12.7, que no mínimo 10% do total de créditos curricularesexigidos para graduação sejam integralizados em ações de extensão, tornando-se desafiadoraa sua implementação curricular. A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas,apresenta-se como um chamamento para a colaboração coletiva e cooperação mundial, diantetransformações significativas para o desenvolvimento sustentável e resiliente da humanidade.A extensão apresenta-se como uma ação estratégica da educação superior frente as açõesprevistas pela Agenda. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, com abordagembibliográfica, foi realizada a partir da análise documental das políticas educacionais daeducação superior e de extensão universitária. Este trabalho é um recorte da pesquisarealizada no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, queteve como tema a curricularização da extensão universitária nos cursos de graduação dareferida universidade. Como resultado compreende-se que a extensão inserida no currículo,visa proporcionar a rearticulação do compromisso e a função social da universidade, dianteformação acadêmica, o que possibilitará atender as emergências sociais para um futurosustentável, colocando a universidade como protagonista na contribuição do cumprimento daAgenda.Palavras-chav

Downloads

Publicado

2023-01-22

Como Citar

Marilene Gabriel Dalla Corte, G. P. R. . (2023). CONTEXTOS EMERGENTES EM TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA GRADUAÇÃO: UM OLHAR NA AGENDA 2030. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1543

Edição

Seção

Dossiê