IMPACTOS DE UM AMBIENTE MULTILÍNGUE NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Lídia Stroschoen da Cunda, Jocelia Martins Marcelino,
  • Marilia Costa Morosini

Resumo

Com objetivo de compreender os impactos de um ambiente multilíngue para aaquisição da língua materna no ciclo de alfabetização, o presente trabalho discute essesimpactos na visão de professores inseridos em contexto de sala de aula multilíngue. Paraatender a este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Para acoleta de dados, utilizou-se um questionário online, além de informações disponibilizadaspela instituição de ensino a qual os participantes da pesquisa estão vinculados, e referenciaisteóricos baseados principalmente nas teorias de Chomsky, Piaget, Olson e Kern, que tratamda temática de aquisição da linguagem e contextos multilíngues. Após a análise dos dados dapesquisa, observa-se que a alfabetização neste contexto ocorre com transferências e conexõesentre as línguas faladas pelo aluno, gerando grande potencial de aprendizado. O aluno de umasala multilíngue apropria-se de regras e estruturas, usando-as conforme a necessidade em cadalíngua adquirida. A pesquisa demonstrou que o professor, como intermediador, deve sempreconsiderar e representar tanto a língua materna quanto a adicional, mostrando a importânciade ambas para o aprendizado. Também apresenta possibilidades de realização de estudosvoltados a ambientes multilíngues e a necessidade de compreender os impactos na escrita,contribuindo com a formação de cidadãos com características globais.

Downloads

Publicado

2023-01-22

Como Citar

Jocelia Martins Marcelino, L. S. da C. ., & Costa Morosini, M. . (2023). IMPACTOS DE UM AMBIENTE MULTILÍNGUE NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1542

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)