IMPACTOS DE UM AMBIENTE MULTILÍNGUE NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Com objetivo de compreender os impactos de um ambiente multilíngue para aaquisição da língua materna no ciclo de alfabetização, o presente trabalho discute essesimpactos na visão de professores inseridos em contexto de sala de aula multilíngue. Paraatender a este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Para acoleta de dados, utilizou-se um questionário online, além de informações disponibilizadaspela instituição de ensino a qual os participantes da pesquisa estão vinculados, e referenciaisteóricos baseados principalmente nas teorias de Chomsky, Piaget, Olson e Kern, que tratamda temática de aquisição da linguagem e contextos multilíngues. Após a análise dos dados dapesquisa, observa-se que a alfabetização neste contexto ocorre com transferências e conexõesentre as línguas faladas pelo aluno, gerando grande potencial de aprendizado. O aluno de umasala multilíngue apropria-se de regras e estruturas, usando-as conforme a necessidade em cadalíngua adquirida. A pesquisa demonstrou que o professor, como intermediador, deve sempreconsiderar e representar tanto a língua materna quanto a adicional, mostrando a importânciade ambas para o aprendizado. Também apresenta possibilidades de realização de estudosvoltados a ambientes multilíngues e a necessidade de compreender os impactos na escrita,contribuindo com a formação de cidadãos com características globais.Downloads
Publicado
2023-01-22
Como Citar
Jocelia Martins Marcelino, L. S. da C. ., & Costa Morosini, M. . (2023). IMPACTOS DE UM AMBIENTE MULTILÍNGUE NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1542
Edição
Seção
Dossiê