LETRAMENTO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

Authors

  • Alcione Jaqueline
  • Denise Machado de Lima
  • Gleides Ander Nonato

Abstract

Este trabalho traz reflexões sobre o uso da tecnologia em sala de aula. A escola e os métodos de ensino evoluem através dos tempos, a educação formal deve atender aos anseios da sociedade em que está inserida e no mundo atual é difícil separarmos nossas tarefas cotidianas do uso da tecnologia. Usamos aplicativos para nos comunicarmos, trabalharmos e nas horas de lazer. A Internet abriu uma janela de infinitas possibilidades, temos uma quantidade imensa de informação nosso dispor. Outrossim, a escola não deveria ignorar as ferramentas tecnológicas, e sim agregá-las ao ensino, tornando-as parte do processo de aprendizagem. Este artigo ainda aborda o amplo conceito de letramento digital, que na prática, não se difere tanto do conceito tradicional de letramento. É necessário que consigamos passar aos nossos alunos não só o domínio das ferramentas de tecnologias de informação e comunicação e sim como utilizá-las da maneira mais íntegra, respeitando as diversidades e principalmente aprendendo a filtrar informações verdadeiras das falsas. Em tempos de fake news, é essencial que o jovem consiga de forma autônoma buscar informações seguras para se posicionar e se expressar como um cidadão crítico e ético. Por isso, é fundamental que a escola se envolva neste processo de desenvolvimento, auxiliando e acompanhando o aluno na aquisição de novos conhecimentos

Published

2022-12-15

How to Cite

Jaqueline, A., Machado de Lima, D. ., & Ander Nonato, G. . (2022). LETRAMENTO DIGITAL: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR. Revista Panorâmica Online, 36. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1529

Issue

Section

Trabalhos Acadêmicos