ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ANÁLISE DOS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO (PET)

Autores/as

  • Elzi da Silva Serafim
  • Gracielle Vanessa dos Santos
  • Ana Paula Cavalcanti

Resumen

Este artigo aborda os impactos da implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Educação Básica. Devido à pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, as escolas precisaram suspender as aulas presenciais. Sendo assim, esta pesquisa pretende analisar o Plano de Estudo Tutorados (PET) correspondente ao conteúdo da disciplina de Português do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Volume 1 e 2). Os PET constituíram uma ação para o ensino remoto elaborado pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para as escolas de sua rede. Para a análise do mencionado material pedagógico, foi feita pesquisa bibliográfica (CARVALHO et.al, 2004) e documental (TUMELERO, 2019), além de análise de conteúdo (MORAES, 1999) para investigar os PETs com recorte temporal entre os meses de março a junho de 2021. A despeito de algumas reportagens que falavam de erros no material, os PET que foram analisados não continham deslizes de revisão e nem de conceitos. Concluímos que foi identificada uma interessante abordagem com gêneros textuais, além de direcionamento à família sobre como orientar a tarefa. Ainda se constatou aprofundamento do conteúdo a partir de sugestões de vídeos e links. Por outro lado, poucas atividades trabalham sistematicamente interdisciplinaridade, apesar de sugerir a intenção de uma abordagem entre duas disciplinas

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

da Silva Serafim, E. ., Vanessa dos Santos, G. ., & Paula Cavalcanti, A. (2022). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ANÁLISE DOS PLANOS DE ESTUDO TUTORADO (PET) . Revista Panorâmica Online, 36. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1527

Número

Sección

Trabalhos Acadêmicos