BRINCAR HEURÍSTICO: APRENDIZAGEM LÚDICA, LIVRE E SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Samara Santana Novais
  • Simone Carla Delfino Franco

Resumo

O presente artigo tem como objetivo conhecer, compreender e analisar a prática do brincar heurístico, refletindo acerca das relações entre criança, brincadeira e educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, em que foram utilizadas, como embasamento teórico, as produções de Elinor Goldschmied e Sonia Jackson (2006), Paulo Fochi (2018) e Emmi Pikler (2018). A abordagem heurística consiste na livre exploração de materiais não estruturados e no protagonismo da criança em contextos educativos previamente planejados e organizados por adultos. Assim, este trabalho se propõe evidenciar o que é possível apropriar do brincar heurístico, de forma a tornar a práxis cada vez mais transformadora e significativa para os alunos e professores pesquisadores da infância. Constatou-se que a ruptura com tradicionalismo educacional é tarefa primordial para a superação de atividades retrógradas que não valorizam e nem tampouco enriquecem o processo de aprendizagem das crianças e suas vivências

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Santana Novais, S. ., & Carla Delfino Franco, S. . (2022). BRINCAR HEURÍSTICO: APRENDIZAGEM LÚDICA, LIVRE E SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Panorâmica Online, 36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1526

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos