A ARTE DE LER DE ÉMILE FAGUET

Autores/as

  • Maria Luiza Freitas Assumpção
  • Gleides Ander Nonato

Resumen

Este trabalho presta-se a uma análise crítica, filosófica e prática sobre a importância da leitura para a sociedade do século XXI. Considerando-se o que se vê ser crescentemente instalado de modo global, nos âmbitos político e social, necessário é que retomemos a discussão sobre a necessidade da leitura pelos indivíduos atuais e sobre como fazê-la de modo suficientemente eficaz. Em sua obra de 1912, Émile Faguet é capaz de inspirar indivíduos dos tempos atuais a refletirem sobre como se deu e como anda sua capacidade de leitura, assim como ensiná-los a retomar a arte da boa leitura, caso necessário. Mais ainda, através de suas construções e críticas, o autor em que nos baseamos primordialmente é capaz de dar elementos aos indivíduos - no caso, leitores do presente trabalho -, para avaliarem sua própria constituição como indivíduos pensantes e atores de sua realidade presente e futura. Sendo este trabalho de cunho científico oriundo do mundo das Letras, visa, portanto, também atingir os profissionais do ensino, responsáveis por facilitar e incentivar a leitura pelos alunos, sendo efetivos contribuintes para a formação de indivíduos e da sociedade como um todo. Assim, mesclando-se ensinamentos - tão atuais - de outros autores importantes como Hugo de São Vitor (de 1127) e Erasmo de Roterdã (de 1529) é que apresentamos este trabalho.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Freitas Assumpção, M. L. ., & Nonato, G. A. . (2022). A ARTE DE LER DE ÉMILE FAGUET. Revista Panorâmica Online, 36. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1524

Número

Sección

Trabalhos Acadêmicos