AJUSTES PEDAGÓGICOS NA PROVA DO ENADE

Autores

  • Atair Silva de Sousa

Resumo

Este artigo discute ajustes pedagógicos na prova do Exame Nacional de Desempenho deEstudantes (ENADE). Os objetivos do presente trabalho são: descrever o ENADE; analisarpontos críticos relacionados com a prova do ENADE; propor intervenções pedagógicas naprova do ENADE. A metodologia utilizada foi qualitativa e, como instrumento, entrevistassemiestruturadas. Os resultados apontaram variáveis que podem ser melhoradas na construçãodessa prova, tais como: o tempo de duração da prova; estrutura de itens muito longa; tipo deitem inadequado para certas áreas de conhecimento; além da forma e do tempo dedisponibilização de feedbacks. As propostas de intervenções pedagógicas apontadas foram:aumento do tempo de duração da prova; elaboração de itens mais objetivos, aumento nonúmero de itens da prova; assim como correções e complementação na forma do feedback.

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

de Sousa, A. S. . (2022). AJUSTES PEDAGÓGICOS NA PROVA DO ENADE. Revista Panorâmica Online, 35. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1500

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo