A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS

Autores

  • Eduardo Felipe Hennerich Pacheco

Resumo

Busca-se no presente trabalho refletir acerca da avaliação de políticas públicas educacionaisem diálogo com os dados do acesso à Educação Superior no Brasil. A metodologia utilizadapautou-se na revisão bibliográfica e documental. O estudo sobre a avaliação de políticaspúblicas, apesar de constituir-se como um tema complexo, emergente e de fundamentalimportância ainda é recente no Brasil, isso devido sua estreita ligação com os mecanismosregulatórios e punitivos que a representatividade da avaliação assumiu no país. Os resultadosda investigação, apontam que avaliar as políticas existentes para o acesso à EducaçãoSuperior devem superar essa visão pessimista da avaliação e contribuir para melhoria noprocesso de tomada de decisões, sobretudo se levarmos em conta o fato de que a avaliação depolíticas permite a população uma prestação de contas do governo, fazendo parte assim, doprocesso necessário para a consolidação da democracia.

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Publicado

2022-01-18

Como Citar

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco. (2022). A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS. Revista Panorâmica Online, 34. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1431

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo