OS VALORES DA LEITURA NO JORNAL ESCOLAR O COLEGIAL (1945-50)

Autores

  • Tânia Barroso Ruiz taniaruiz064@gmail.com
    UFSC

Palavras-chave:

Autoria, Jornal escolar, Educação, Círculo de Bakhtin, Linguística Aplicada

Resumo

O artigo investigou os valores da leitura discursivizados no jornal escolar O COLEGIAL. Com base na análise do discurso do Círculo de Bakhtin, os dados foram as seis edições anuais publicadas pelo Colégio Catarinense (1945-50). A análise apontou para a predominância de dois discursos: a leitura para a formação intelectual/moral e educacional. Em relação às práticas de ensino, os discursos predominantes são: a leitura precede a escrita, sendo sua condição. Nesses discursos, depreendemos os seguintes valores em relação dialógica de oposição: leitura profunda x amena; leitura útil, boa, recomendada, instrutiva x leitura inútil, ruim, destrutiva e leituras perniciosas.

Biografia do Autor

Tânia Barroso Ruiz, UFSC

Professora de ensino superior e Doutora em LA na UFSC.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Ruiz, T. B. (2019). OS VALORES DA LEITURA NO JORNAL ESCOLAR O COLEGIAL (1945-50). Revista Diálogos, 7(3), 186–204. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7575

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