BASTOS, Escritas estudantis em periódicos escolares. Revista Educação:
Porto Alegre, v.10, n. 40, maio/ago 2013, p.7-10.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros
conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-32.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa:
Difel,1998.
DALLABRIDA, N. Usos sociais da cultura escolar prescrita no ensino
secundário. Rev. Bras. Hist. Educ., Campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 167-192,
Jan./abr. 2012.
FAVERO, L. L. História da disciplina português na escola brasileira. Diadorim:
revista de estudos linguísticos e literários. Rio de Janeiro, n. 6, p.13-35, 2009.
MACHADO, A.; MARCELINO, R.(Org.) Catálogo de jornais catarinenses:
1831 – 2013. Florianópolis: FCC, 2014. 2.ed.
MAGALDI, A.M.B de M.; XAVIER, L. N. (Org.). Impressos e história da
educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução
crítica a uma poética sociológica. Tradução do russo por Ekaterina Américo
e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
O COLEGIAL (Colégio Catarinense – Florianópolis).1945-1950.
RAZZINI, M.P.G. O espelho da nação: a antologia nacional e o ensino de
português e literatura (1837-1971). Tese (Doutorado), UNICAMP, Campina,
2000.
RUIZ, T. M. B. R. O projeto didático do jornal escolar no ensino crítico de
linguagem. Caminhos de Linguística Aplicada. Taubaté, SP: Unitau, vol. 15,
n.2, 2016, p.01-20.
RUIZ, T. M. B. R. O jornal escolar DE OLHO NO CARVA: uma experiência de
ensino e aprendizagem de escrita. Linguagem em Foco, v.9, p.115-135, 2017b.
RUIZ, T. M. B. R. A posição axiológica do jornal escolar O COLEGIAL
acerca das práticas de leitura. Tese (doutorado) – Universidade Federal de
Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-
Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017b.
RUIZ, T. M. B. R. A autoria institucional no jornal escolar O COLEGIAL (1945-
50). Revista Bakhtiniana de Estudos do Discurso. São Paulo, 14 (1): 150-
170, Jan./Mar. 2019.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP:
Autores Associados, 2009.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In:
BAGNO, M. Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p.155-177.
SOUZA, R. L. de. Uma história inacabada: Cem anos do Colégio Catarinense.
São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2005.ALLE, I. R; DALLABRIDA, N. (Org.).