Enunciado multimodal e desenvolvimento da leitura/escrita autoral
Palavras-chave:
Enunciado multimodal, Bakhtin, Paulo Freire, Leitura/escrita, Gênero discursivoResumo
O trabalho tem como finalidade propor reflexões para subsidiar a prática em sala de aula no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura/escrita de língua portuguesa na educação básica. O principal fundamento teórico é do Círculo bakhtiniano e pretende considerar o letramento em enunciado multimodal, tomando como ponto de partida o gênero discursivo. Ainda traz o pensamento de Paulo Freire acerca do ensino/aprendizagem e da leitura/escrita, o que está em consonância com o pressuposto baktiniano. Nesse contexto, a concepção de leitura/escrita é a de comportamentos responsivos em que há necessariamente a presença de um sujeito socialmente situado. O intuito é perseguir uma metodologia de ensino/aprendizagem de língua que promova um assenhoreamento do sujeito. Nessa direção, é pertinente uma estratégia que direcione necessariamente para a conscientização de que ser/estar na linguagem significa dar respostas, ocupar um lugar. A proposta é, a partir da noção de autoria, gênero discursivo e multiletramentos, refletir acerca da possibilidade de atividades práticas de sala de aula, considerando determinados enunciados, sobretudo os que circulam na internet. Para tanto, descrevemos e procedemos a breve análise de dois enunciados concretos, um eminentemente multimodal, que circula na web, e um poema da literatura canônica brasileira.
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