Enunciado multimodal e desenvolvimento da leitura/escrita autoral

Autores

  • Sandra Mara Moraes Lima sandra.lima18@unifesp.br
    UNIFESP

Palavras-chave:

Enunciado multimodal, Bakhtin, Paulo Freire, Leitura/escrita, Gênero discursivo

Resumo

O trabalho tem como finalidade propor reflexões para subsidiar a prática em sala de aula no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura/escrita de língua portuguesa na educação básica. O principal fundamento teórico é do Círculo bakhtiniano e pretende considerar o letramento em enunciado multimodal, tomando como ponto de partida o gênero discursivo. Ainda traz o pensamento de Paulo Freire acerca do ensino/aprendizagem e da leitura/escrita, o que está em consonância com o pressuposto baktiniano. Nesse contexto, a concepção de leitura/escrita é a de comportamentos responsivos em que há necessariamente a presença de um sujeito socialmente situado. O intuito é perseguir uma metodologia de ensino/aprendizagem de língua que promova um assenhoreamento do sujeito. Nessa direção, é pertinente uma estratégia que direcione necessariamente para a conscientização de que ser/estar na linguagem significa dar respostas, ocupar um lugar. A proposta é, a partir da noção de autoria, gênero discursivo e multiletramentos, refletir acerca da possibilidade de atividades práticas de sala de aula, considerando determinados enunciados, sobretudo os que circulam na internet. Para tanto, descrevemos e procedemos a breve análise de dois enunciados concretos, um eminentemente multimodal, que circula na web, e um poema da literatura canônica brasileira.

Biografia do Autor

Sandra Mara Moraes Lima, UNIFESP

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), Especialização em EstudosLinguístico pela Universidade Cidade de São Paulo (2001), Mestrado em Estudos Literários pela UniversidadeFederal do Espírito Santo (2005) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PontifíciaUniversidade Católica de São Paulo (2012) -Estágio de Pós-Doutorado (PUC/SP), sob a supervisão da Profa. Dra.Elisabeth Brait. Membro pesquisador do GP/CNPq/UFES GEBAKH - Grupo de Estudos Bakhtinianos. Membropesquisador do Grupo de Trabalho de Estudos Bakhtinianos, vinculado à ANPOLL. Efetivo na Secretaria de Estadoda Educação do Espírito Santo de 1984 a 2017. Professora Adjunta DE da Universidade Federal de São Paulo(2017). Tem experiência na formação do Magistério e na área de Letras, com ênfase em Linguística e Literatura,atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, Gênero discursivo,Sujeito, Discurso e vozes discursivas.

Referências

ALVES, Castro. Beijo eterno. Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/castro-alves-beijo-eterno/ - Acesso em junho de 2023

ANDRADE, Carlos Drummond de. Procura da poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

ARAÚJO, Wecio P. A ideologia na era digital: A imagem e os algoritmos como formas tecnológicas de dominação social. In: ethic@, Florianópolis, v. 20, n. 2, 461-488. Ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/82589 - Acesso em junho de 2023

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

____. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução W. Miotello e C. A. Faraco. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.

_____. Questões de literatura e estética – a teoria do romance. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.

BARRETO, Raquel Goulart. Discursos, Tecnologias, Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC: 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf- Acesso em julho de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2000.

______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001

GERALDI. João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

JÃO E ANITTA. Pilantra. Clipe. Disponível em: https://youtu.be/xDlLe1xP2qI - Acesso em junho de 2023.

JAKUBINSKIJ, Lev. Sobre a fala dialogal. Tradução Dóris Arruda C. da Cunha, Suzana Leite Cortez. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

JESUS, Lucas M. de; VIEIRA, Mauricéia S.P. Estratégias pedagógicas em contextos digitais: técnicas para promover o letramento digital. In: REIS, Andreia G; MAGALHAES, Tânia (Orgs). Letramentos e práticas de ensino. Campinas,SP: Pontes Editores, 2016.(p.127 a 146)

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o Letramento? –Não basta ensinar a ler e escrever? In: BRASIL – Ministério da Educação. Linguagem e letramento em foco - Linguagem nas séries iniciais. Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010.

KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 72-91, ago./dez. 2014.

LÄHTEENMÄKI, Mika. Valentin Voloshinov: Signos, ideologia e sentido. In: ZANDWAIS, Ana. História das Ideias – diálogos entre linguagem, cultura e história. Passo Fundo: Ed Universidade de Passo Fundo, 2012.

LIMA, S. M. M. Gênero discursivo – Uma ação responsiva única. In: FERRAZ, D.; TOMAZI.M.M.; ROCHA, L.H.P. (ORGS). Estudos linguísticos ´Perspectivas interdisciplinares. Vitória, E.S.: EDUFES, 2019.

MEDVIÉDEV, Pavel. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem – Problemas do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2024-01-07

Como Citar

Moraes Lima, S. M. (2024). Enunciado multimodal e desenvolvimento da leitura/escrita autoral. Revista Diálogos, 11(3), 184–208. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16901