Entre o sagrado e o profano no bolero Solamente una vezs

ressonâncias dialógica

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo; , Gênero; , Discurso religioso; , Bolero; , Solamente una vez.

Resumo

O bolero, enquanto gênero discursivo, possibilita releituras com referências múltiplas, isso porque, ao ouvi-lo, muitos apreciadores identificam-se com ele e relacionam as narrativas com suas próprias histórias e experiências. Além disso, defendemos que a música serve como base para diversas situações e representações simbólicas, de modo especial, em contexto religioso, quando a canção atua na transmissão de mensagens de amor e fé, sensibilizando o ouvinte/participante por meio das emoções. Sendo assim, o objetivo desse artigo consiste em analisar, dialogicamente, o bolero Solamente una vez, destacando-se os elementos de religiosidade que constituem a canção. O specificum de nossa investigação se fundamenta na perspectiva do pensamento de Bakhtin e o Círculo (ou da Análise Dialógica do Discurso, doravante ADD), que se pauta nos pressupostos linguístico-discursivos de Bakhtin (2006), Volóchinov (2018) e Medviédev (2019). Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de base interpretativista e caráter descritivo/explanatório (DENZIN; LINCOLN, 2006), apresentando como corpus de análise o bolero Solamente una vez. Os resultados de nossa pesquisa apontaram para o fato de que, das interpretações que orbitam entre o amor carnal humano e o domínio religioso, a canção referida é construída sob a égide de dois domínios: entre o sagrado e o profano.

Biografia do Autor

Luciano Mendes Saraiva, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto II do Centro de Educação, Letras e Artes (CELA), da Universidade Federal do Acre (UFAC). Docente do curso de Licenciatura em Letras Espanhol. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com pesquisa em Estudos Culturais, dialogando com análise do discurso e análise da narrativa, América Latina, canção como gênero discursivo e ensino de línguas. 

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-graduação em Linguística

Palestrante e Professor no Ensino Superior. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Realiza Estágio Pós-Doutoral com bolsa pelo PROLING - UFPB junto à FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba) sob supervisão do Prof. Dr. Pedro Farias Francelino. Licenciado em Letras - Língua Portuguesa (DLCV-UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN).

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É Professor Associado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição. Foi vice-coordenador do GT Anpoll Estudos Bakhtinianos (biênio 2014-2016) e Coordenador desse grupo no biênio 2016-2018.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Mendes Saraiva, L., de Santana, W. K. F., & Farias Francelino, P. . (2024). Entre o sagrado e o profano no bolero Solamente una vezs: ressonâncias dialógica. Revista Diálogos, 12(1), 149–164. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16094

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários