A Educação Dialógica Alteritária para uma prática de ativismo docente responsável
Palavras-chave:
Educação Dialógica Alteritária, Escuta Alteritária, Ato responsável, Práticas de Sala de AulaResumo
Levantamos algumas questões sobre como os alunos podem assumir um papel ativo no planejamento e realização das aulas, a partir da noção de Educação Dialógica Alteritária (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020) que se orienta para a formação de um sujeito crítico que assume seu compromisso ético de respeito da diferença, enquanto constitutividade das relações no/do/pelo mundo, bem como para afirmar práticas de Escuta Alteritária (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020), com a qual se reconhece o outro como sujeito singular coparticipante de uma interação, respeitando sua maneira específica de ser, e buscando provocar respostas, também, alteritárias (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020). Orientamos nossas ponderações, discutindo diversas compreensões dos papéis da escola, de professores e de alunos. Enfim, pretendemos destacar que a organização das aulas com a coparticipação responsável dos alunos está relacionada a atos éticos de autoconhecimento e de compreensão das singularidades do outro, como poder participar ativamente de processos decisórios dos destinos de sua vida; reflexões críticas sobre a tensa relação entre escola e outras instituições; e engajamentos em favor da “qualidade de vida” nas salas de aula e na sociedade em geral.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 06 set. 2020.
SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Por Uma Proposta de Educação Dialógica Alteritária. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200001, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24675. Acesso em: 26 mar. /2022.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Comentários sobre o círculo de Bakhtin e Vygotsky para uma concepção dialógica de educação. Percursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 12–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636. Acesso em: 1 maio. 2022.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. A prática de análise linguística em uma concepção de Educação Dialógica Alteritária in: PEREIRA, R. A; COSTA-HÜBES, T. C. [Orgs.] Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.
MARQUES, E. M.; GIACOMELLI, K. As atividades de área do PIBID-UFPEL-LETRAS: uma experiência de educação alteritária dialógica na formação inicial de professores. In: LEITE, V. C. et al. (orgs.). Contribuições PIBID-UFPEL: inovações, desafios e realidades das diferentes áreas do conhecimento. São Leopoldo/RS: Oikos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.