A Educação Dialógica Alteritária para uma prática de ativismo docente responsável

Autores

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral mdmrsamaral@gmail.com
    SEDUC-CE
  • Adail Ubirajara Sobral adail.sobral@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande: Rio Grande, RS, BR https://orcid.org/0000-0001-5532-5564

Palavras-chave:

Educação Dialógica Alteritária, Escuta Alteritária, Ato responsável, Práticas de Sala de Aula

Resumo

Levantamos algumas questões sobre como os alunos podem assumir um papel ativo no planejamento e realização das aulas, a partir da noção de Educação Dialógica Alteritária (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020) que se orienta para a formação de um sujeito crítico que assume seu compromisso ético de respeito da diferença, enquanto constitutividade das relações no/do/pelo mundo, bem como  para afirmar práticas de Escuta Alteritária (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020), com a qual se reconhece o outro como sujeito singular coparticipante de uma interação, respeitando sua maneira específica de ser, e buscando provocar respostas, também, alteritárias (SOBRAL; GIACOMELLI, 2020). Orientamos nossas ponderações, discutindo diversas compreensões dos papéis da escola, de professores e de alunos. Enfim, pretendemos destacar que a organização das aulas com a coparticipação responsável dos alunos está relacionada a atos éticos de autoconhecimento e de compreensão das singularidades do outro, como poder participar ativamente de processos decisórios dos destinos de sua vida; reflexões críticas sobre a tensa relação entre escola e outras instituições; e engajamentos em favor da “qualidade de vida” nas salas de aula e na sociedade em geral.

Biografia do Autor

Adail Ubirajara Sobral, Universidade Federal do Rio Grande: Rio Grande, RS, BR

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ2 - CNPq. Professor Adjunto da FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do PPGL da FURG - Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa NEAL - Núcleo de Estudos Avançados de Linguagens (FURG/UFPEL-RS). Foi Professor Permanente do PPGL da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS de 2017 a 2018. Foi Colaborador do PPGL da UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS em 2019. Foi Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - RS de 2009 a 2018. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - RS de 2016 a 2018. Foi Editor da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1) de 2016 a 2018. Membro do NUTRA - Núcleo de Tradução da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Fez em 2017 estudos Pós-Doutorais na Université de Paris VIII - Vincennes Saint Dennis sobre a Filosofia do Ato de Bakhtin Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (1999), Especializado em Linguística pela UNICAMP (1983) Graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1977). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Discurso, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Semiótica Geral e Greimasiana, Tradução e Interpretação, Filosofia da Linguagem. É tradutor profissional de e para português, francês, inglês e espanhol em várias áreas das ciências humanas e da saúde. Autor de A Filosofia Primeira de Bakhtin - Roteiro comentado (Campinas: Mercado de Letras, 2019), Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (Campinas: Mercado de Letras, 2009), e de Dizer o "mesmo" a Outros - Ensaios sobre Tradução (São Paulo: SBS, 2008), bem como de vários ensaios, principalmente sobre Bakhtin e o Círculo. É um dos organizadores do livro Conversas com Tradutores, e autor de seu "Posfácio". Revisor de Projetos da CAPES e do CNPq Parecerista ad hoc de seleção e avaliação de periódicos da coleção Scielo Brasil. Ex-Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UCPel Membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) Membro pesquisador do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS Líder do NEAL - Núcleo de Estudos Avançados de Linguagens - FURG Foi Professor Substituto do ILA - Universidade Federal do Rio Grande de fevereiro de 2019 a março de 2020.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 06 set. 2020.

SOBRAL, A; GIACOMELLI, K. Por Uma Proposta de Educação Dialógica Alteritária. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200001, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24675. Acesso em: 26 mar. /2022.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Comentários sobre o círculo de Bakhtin e Vygotsky para uma concepção dialógica de educação. Percursos Linguísticos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 12–27, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20636. Acesso em: 1 maio. 2022.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. A prática de análise linguística em uma concepção de Educação Dialógica Alteritária in: PEREIRA, R. A; COSTA-HÜBES, T. C. [Orgs.] Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 529p.

MARQUES, E. M.; GIACOMELLI, K. As atividades de área do PIBID-UFPEL-LETRAS: uma experiência de educação alteritária dialógica na formação inicial de professores. In: LEITE, V. C. et al. (orgs.). Contribuições PIBID-UFPEL: inovações, desafios e realidades das diferentes áreas do conhecimento. São Leopoldo/RS: Oikos, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-07

Como Citar

Amaral, M. R. dos S., & Sobral, A. U. . (2024). A Educação Dialógica Alteritária para uma prática de ativismo docente responsável. Revista Diálogos, 11(3), 160–183. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15984