Leituras e vozes docentes: um encontro entre Mikhail Bakhtin e Machado de Assis na sala de aula
Palavras-chave:
Ensino, Formação docente, Literatura, Machado de Assis, NarrativasResumo
O texto em tela apresenta um recorte da pesquisa “O ensino de literatura e as vozes docentes: diálogos com Machado de Assis no grande tempo”, desenvolvida na linha de formação de professores, do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória, cujo objetivo nuclear é investigar o ensino de Literatura e a formação de professores, na perspectiva das narrativas docentes sob a ótica bakhtiniana em práticas de leitura na formação continuada da área de Letras. Elaboradas a partir das experiências de leitura com professores de Português da Educação Básica da rede de ensino capixaba, as narrativas docentes fizeram-se presentes a partir de interações verbais decorrentes de uma das oficinas propostas em nossa prática interventiva, em que discutimos o conto de Machado de Assis, “Conto de Escola”, inserida em uma pesquisa qualitativa de base dialógica. Nesta abordagem, pudemos ouvir e refletir as experiências dos professores em seus êxitos e em seus desafios na sala de aula, de modo a discutir as contribuições do conto machadiano e da tradição literária para as práticas do ensino de literatura.
Referências
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar 1994. v. II. Disponível em:< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000232.pdf>. Acesso em 14 mar. 2023.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. Editora 34: São Paulo, 2017.
BEZERRA, Paulo (Org.). “Bakhtin: remate final”. In: _____. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017. p.81-96.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 49ª ed. Ed. Cultrix: São Paulo, 2013.
BUBNOVA, Tatiana. O que poderia significar o “Grande tempo”?. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, v. 10, nº 2, Ano VII, mai-ago, 2015, p. 5-16.
CÂNDIDO, Antônio. “A literatura e a formação do homem” In: Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2002. P. 77-92.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CORTÁZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto”. In: _____. Valise de cronópio. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006.p. 147-163.
COSSON, RIldo. “A formação do professor de literatura – uma reflexão interessada”. In: PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brochetto. Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa (Orgs.). Campinas, SP : Mercado de Letras ; Dourados, MS : Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2013. P. 11-26.
GERALDI, João Wanderley. “Leitura: uma oferta de contrapalavras”. Educar, Curitiba, n. 20, p. 77-85. 2002.
GINZBURG, Jaime. O ensino de literatura como fantasmagoria. Revista da ANPOLL, Brasília, v. 1, n. 33, p. 209-222, 2012. Disponível em: <http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/revista/article/viewFile/637/648. Acesso em: 14 jul. 2022.
GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
OLIVEIRA, J. S. A. A contribuição do gênero conto para a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em ensino na Educação Básica) – Universidade Federal de Goiás, 2018. Disponível em: < Descrição: A contribuição do gênero conto para a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental (ibict.br)> Acesso em: 27 fev, 2022.
SODRÉ, Werneck. História da literatura Brasileira. 7ª ed. atualizada. DIFEL: São Paulo, 1982.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.