Leituras e vozes docentes: um encontro entre Mikhail Bakhtin e Machado de Assis na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Formação docente, Literatura, Machado de Assis, Narrativas

Resumo

O texto em tela apresenta um recorte da pesquisa “O ensino de literatura e as vozes docentes: diálogos com Machado de Assis no grande tempo”, desenvolvida na linha de formação de professores, do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória, cujo objetivo nuclear é investigar o ensino de Literatura e a formação de professores, na perspectiva das narrativas docentes sob a ótica bakhtiniana em práticas de leitura na formação continuada da área de Letras. Elaboradas a partir das experiências de leitura com professores de Português da Educação Básica da rede de ensino capixaba, as narrativas docentes fizeram-se presentes a partir de interações verbais decorrentes de uma das oficinas propostas em nossa prática interventiva, em que discutimos o conto de Machado de Assis, “Conto de Escola”, inserida em uma pesquisa qualitativa de base dialógica. Nesta abordagem, pudemos ouvir e refletir as experiências dos professores em seus êxitos e em seus desafios na sala de aula, de modo a discutir as contribuições do conto machadiano e da tradição literária para as práticas do ensino de literatura.

Biografia do Autor

Marcela Alvarenga Toniato Cora, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestranda do PPGEH – Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades -Ifes Vitória. Graduada em Letras Português pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Pós Graduada em Fisiologia do Exercício. Prescrição do Exercício pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Pesquisadora da área de Literatura, Linguagens e Formação docente.

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, na área de Letras. Atua no Mestrado Profisisonal em Ensino de Humanidades, Mestrado Profisisonal em Letras e nas graduações em Letras presenscial e a distância, nas disciplinas que versam sobre llinguagem, ensino de literatura, leitura e educação.

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Publicado

2024-01-07

Como Citar

Alvarenga Toniato Cora, M. ., & de Carvalho, L. Q. (2024). Leituras e vozes docentes: um encontro entre Mikhail Bakhtin e Machado de Assis na sala de aula. Revista Diálogos, 11(3), 209–223. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/15367