A Teoria da Acessibilidade e suas implicações para a leitura do texto antigo

Autores

  • Luiz Eleildo Pereira Alves eleildoa@gmail.com
    Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Filologia Textual, Texto, Teoria da Acessibilidade,

Resumo

Neste artigo, retomamos as discussões que vimos desenvolvendo a respeito de uma interface teórica entre Filologia e Linguística de Texto. Ainda argumentando em favor de uma Filologia textual (autor, 2016), procuraremos analisar a dinâmica da textualização em 4 documentos setecentistas do Ceará, considerando a noção de texto como evento (BEAUGRANDE, 1997) com ênfase na investigação dos processos referenciais à Luz da Teoria da Acessibilidade, desenvolvida por Ariel (1996) e discutida por Costa (2007a; 2007b). Em nossa análise, tentamos demonstrar que o processo referencial é um jogo que se dá nos deslizamentos entre linguagem pensamento e realidade (SALOMÃO, 1999). Para os estudos filológicos, as questões aqui encetadas desvelam um campo profícuo para reflexão, especialmente, a respeito do trabalho de leitura do texto antigo.

Biografia do Autor

Luiz Eleildo Pereira Alves, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará; Doutorando em Linguística Aplicada PosLA/UECE; Membro do grupo PRAETECE e do grupo GEENTE.

Referências

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Pereira Alves, L. E. (2020). A Teoria da Acessibilidade e suas implicações para a leitura do texto antigo. Revista Diálogos, 8(2), 98–119. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/10433