IMIGRANTES BOLIVIANOS EM SÃO PAULO E A (DES)CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE (BI)NACIONAL: Análise sob a ótica do sistema de avaliatividade

Autores

  • Rubens Lacerda de Sá rubens.ladesa@gmail.com
    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Palavras-chave:

Identidade, Imigrantes Bolivianos, Sistema de Avaliatividade.

Resumo

Almejo, neste texto, estreitar o diálogo entre os construtos (des)construção identitária, os paradigmas de inclusão/exclusão e (in)visibilizadossocialmente e os estudos que balizam o Sistema de Avaliatividade como parte do quadro teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Qual teoria social da língua(gem), esta permite a identificação e descrição de eventos sociais além de prover ferramentas de análise que possibilitam um exame mais acurado de suas implicações nos atores envolvidos no processo (MARTIN; WHITE, 2005). Convirjo com Halliday e Mathiessen (2014) ao apresentar a metafunção interpessoal como ferramenta para entender as relações sociais, as atitudes, os comportamentos e o movimento das identidades dos indivíduos que compõem o tecido social moderno. Outras pesquisas ressaltam que o movimento identitário de imigrantes envolvidos em uma diáspora internacional não deve ser pautado por paradigmas de exclusão (SÁ, 2014; 2015). Nesta pesquisa qualitativa (FLICK, 1998), procuro analisar um videoclipe no qual a cantora narra a situação de imigrantes em diferentes países do mundo e como isso os afeta em nível individual e familiar, usando, para tanto, como referência as impressões de alguns bolivianos que assistiram ao videoclipe. A partir dos pressupostos da metafunção interpessoal e com ênfase especial no sistema de avaliatividade, procuro realçar o que é apresentado no videoclipe e também nos comentários ao vídeo feito pelos bolivianos. Por fim, busco identificar como os imigrantes são invisibilizados e como sua identidade é etiquetada na sociedade que os recebe e que se arroga como pluricultural e inclusiva.

My main scopein this paper is to foster adialogue between the themes of the identity-building, inclusion/exclusion paradigms and social invisibility with the studies based on the System of Appraisal as part of the theoretical framework of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994). As a Social Theory of Languages, it allows the identification and description of social events as well as provides an array of analysis tools that permits a more accurate examination of its implications for the actors involved in the process (MARTIN, WHITE, 2005). I agree with Halliday and Mathiessen (2014) when they present the interpersonal metafunction as a tool to understand social relations, attitudes, behaviors and the movement of the identities of individuals that make up the modern social scenario. Other researches highlight that the identity movement of immigrants involved in an international diaspora should not be guided by paradigms of exclusion (SÁ, 2014; 2015). In this qualitative research (FLICK, 1998), I try to analyze a video clip in which the singer narrates the situation of immigrants in different countries of the world and how it affects them both in an individual and familiar level using the impressions of some Bolivians who watched the music video as a reference. Based on the assumptions of the interpersonal metafunction and with special emphasis on the Appraisal framework, I try to highlight what is presented in the video clip and also in the comments to the video made by Bolivians. Finally, I try to identify how immigrants are invisibilised and how their identity is labeled in the society that receives them and which claims to be pluricultural and inclusive.

Biografia do Autor

Rubens Lacerda de Sá, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutorando em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestre em Linguística (UnB), Especialista no Ensino de Línguas para Fins Específicos (UFMT) e Bacharel em Letras (UCCB). Docente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Sá, R. L. de. (2018). IMIGRANTES BOLIVIANOS EM SÃO PAULO E A (DES)CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE (BI)NACIONAL: Análise sob a ótica do sistema de avaliatividade. Revista Diálogos, 6(3), 192–216. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/S%C3%A1

Edição

Seção

Artigo de Convidado