SOBRE A RADICALIDADE DA TÉCNICA: Benjy Compson e o fluxo de consciência

Autores

  • Lucas da Silva Lopes slopes.lucas@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Fabio Akcelrud Durão fabioadurao@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Benjy Compson. Fluxo de consciência. Procedimento formal. Crítica modernista. Crítica pós-modernista.

Resumo

O presente texto discute a problemática da utilização específica do fluxo de consciência – ou monólogo interior – por William Faulkner na primeira seção – a seção de Benjy – do romance O som e a fúria, apontando as diferentes tensões e impasses que surgem no aspecto formal da técnica quando submetida a leituras de cunho modernista ou pós-modernista. Parte-se de uma descrição da narrativa e da apresentação das duas abordagens em discussão, rumo a considerações sobre a técnica literária e a relação entre literatura e crítica. O argumento é que o acúmulo de leituras críticas permite o surgimento de tensões imprevistas, as quais por sua vez terminam por oferecer um vislumbre inesperado de uma possível resposta à disputa crítica corrente entre técnica e autenticidade.

The present text aims to discuss the way Faulkner used the stream-of- consciousness – also known as interior monologue – in the first section – Benjy’s – of The Sound and the Fury. The analysis relies on the different tensions and contradictions that appear on the narrative technique surface when submitted to modernist or post-modernist approaches. We depart from a short description of the section and the presentation of two main critical approaches towards considerations on the literary technique itself and the relation between literature and criticism. The main argument states that the accumulation of criticism gives rise to unexpected formal tensions, which entail a surprising glance of a potential answer to the current critical controversy between narrative technique and authenticity.


Biografia do Autor

Lucas da Silva Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas com bolsa do CNPq. Licenciado em Letras - Português pela Universidade Estadual de Campinas (2011-2015). Atuou como secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, de janeiro/2016 a janeiro/2018.

Fabio Akcelrud Durão, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da Unicamp. Formou-se magna cum laude em Português/Inglês pela UFRJ, e obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP. Doutorado foi feito na Duke University, onde estudou com Frank Lentricchia e Fredric Jameson. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq.

Referências

BROOKS, Cleanth. Man, Time, and Eternity. In: BROOKS, Cleanth. William Faulkner: The Yoknapatawpha Country. New Haven: Yale University Press, 1963, p. 325-348.

FAULKNER, William. O som e a fúria. 2. Ed. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2009.

FAULKNER, William. The sound and the fury. The corrected text with Faulkner’s appendix. New York: Modern Library / Random House, Inc., 2012.

HAGOOD, Taylor. The Secret Machinery of Textuality, Or, What Is Benjy Compson Really Thinking? In: TREFZER, Annette; ABADIE, Ann (orgs.). Faulkner and Formalism: Returns of the Text. Jackson: The University Press of Mississippi, 2012, p. 92-106.

MILLGATE, Michael. Faulkner. London: Oliver and Boyd, 1961.

POLK, Noel. Trying Not to Say: A Primer on the Language of The Sound and the Fury. In: POLK, Noel. Children of the Dark House: Text and Context in Faulkner. Jackson: The University Press of Mississippi, 1996, p. 99-136.

ROBINSON, Owen. (you never smelled a frightened horse, did you?): The Sound and the Fury. In: ROBINSON, Owen. Creating Yoknapatawpha: Readers and Writers in Faulkner’s Fiction. New York / London: Routledge, 2006, p. 13-30.

ROBINSON, Owen. Reflections on Language and Narrative. In: MORELAND, Richard (ed.). A companion to William Faulkner – Blackwell companions to literature and culture. Malden, MA: Blackwell Publishing Ltd, 2007. Vol. 47, p. 115-132.

ROSS, Stephen M.; POLK, Noel. Reading Faulkner: The Sound and the Fury. Glossary and commentary. Jackson: The University Press of Mississippi, 1996.

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Lopes, L. da S., & Durão, F. A. (2018). SOBRE A RADICALIDADE DA TÉCNICA: Benjy Compson e o fluxo de consciência. Revista Diálogos, 6(3), 8–25. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/Lopes%2C%20Dur%C3%A3o

Edição

Seção

Artigo de Convidado