FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS

Autores

  • Marco Antônio Vilharta-Neder villarta.marco@del.ufla.br
    Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rosimar de Fátima Schinelo rosimar@fateccatanduva.edu.br
    Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC
  • Helena Maria Ferreira helenaferreira@del.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Concepções de ensino. Língua Portuguesa. Exotopia. Excedente de visão. Bakhtin.

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir como as coLncepções de ensino de Língua Portuguesa ainda estão pautadas em uma expectativa de normatividade que reforça a postura do ensino tradicional e descontextualizado da língua. Para isso, serão tomados comocorpus os comentários do leitor em Portais Educacionais de Ensino de Português. Considera-se que analisar esses contextos extraescolares ajuda a entender a representação social que serve como alicerce para as concepções de linguagem de professores e alunos em sala de aula. Do ponto de vista teórico, serão utilizados os conceitos Bakhtinianos de exotopia e excedente de visão.

Biografia do Autor

Marco Antônio Vilharta-Neder, Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Araraquara). Professor associado da Universidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Docente do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Rosimar de Fátima Schinelo, Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Paulo (UNESP - Araraquara). Professora da Faculdade de Tecnologia de Catanduva-FATEC.

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Professora associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Docente do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes,

BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

BERTI-PINTO, S. S. Verbo-visualidade: o ato ético e estético e alteridade em discussões políticas brasileiras: uma proposta para o ensino de língua. In: KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M. B. (org). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido.

GRAMÁTICA On Line. Disponível em http://www.gramaticaonline.com.br/default.aspx. Acesso em 11 de agosto de 2012.

KLICK Educação – O Portal da Educação. Disponível em http://www.klickeducacao.com.br/frontdoor/lista_materia/0,5910,POR- 21,00.html. Acesso em 11 de agosto de 2012.

REVISTA Educação Pública. Reflexão e interação de educadores. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0000.htm. Acesso em 11 de agosto de 2012.

SZUNDY, P. T. C. Educação como ato responsável: a formação de professores de linguagens à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n.1, jan.-jun. 2014. Disponível em: ˂http://www.scielo.br/pdf/tla/v53n1/v53n1a02.pdf˃. Acesso em: 14 jun. 2018.

OLIVEIRA, M. B. F. Revisitando a Formação de Professores de Língua Materna: Teoria, Prática e Construção de Identidades. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 1, p. 101-117, jan/abri. 2006.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Vilharta-Neder, M. A., Schinelo, R. de F., & Ferreira, H. M. (2019). FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS. Revista Diálogos, 7(2), 236–252. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8672

Edição

Seção

Caderno Artigos Livres