FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E SEU OUTRO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM PORTAIS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Concepções de ensino. Língua Portuguesa. Exotopia. Excedente de visão. Bakhtin.Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo discutir como as coLncepções de ensino de Língua Portuguesa ainda estão pautadas em uma expectativa de normatividade que reforça a postura do ensino tradicional e descontextualizado da língua. Para isso, serão tomados comocorpus os comentários do leitor em Portais Educacionais de Ensino de Português. Considera-se que analisar esses contextos extraescolares ajuda a entender a representação social que serve como alicerce para as concepções de linguagem de professores e alunos em sala de aula. Do ponto de vista teórico, serão utilizados os conceitos Bakhtinianos de exotopia e excedente de visão.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes,
BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
BERTI-PINTO, S. S. Verbo-visualidade: o ato ético e estético e alteridade em discussões políticas brasileiras: uma proposta para o ensino de língua. In: KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M. B. (org). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido.
GRAMÁTICA On Line. Disponível em http://www.gramaticaonline.com.br/default.aspx. Acesso em 11 de agosto de 2012.
KLICK Educação – O Portal da Educação. Disponível em http://www.klickeducacao.com.br/frontdoor/lista_materia/0,5910,POR- 21,00.html. Acesso em 11 de agosto de 2012.
REVISTA Educação Pública. Reflexão e interação de educadores. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0000.htm. Acesso em 11 de agosto de 2012.
SZUNDY, P. T. C. Educação como ato responsável: a formação de professores de linguagens à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n.1, jan.-jun. 2014. Disponível em: ˂http://www.scielo.br/pdf/tla/v53n1/v53n1a02.pdf˃. Acesso em: 14 jun. 2018.
OLIVEIRA, M. B. F. Revisitando a Formação de Professores de Língua Materna: Teoria, Prática e Construção de Identidades. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 1, p. 101-117, jan/abri. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.