O APRENDER E APREENDER DO ESTUDANTE SURDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, INÚMERAS POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Gênero charge. Sentidos. Leitura e Escrita.Resumo
RESUMO: Esta pesquisa visa abordar reflexões acerca da leitura e análise do gênero charge na compreensão dos sentidos através da produção textual de um estudante surdo que participa do Laboratório de Aprendizagem Avançada na Universidade Federal de Mato Grosso. Analisamos a coerência e coesão do texto, compartilhando o sentido da palavra maturidade que se encontrava na produção do estudante, devido aos questionamentos por outros estudantes que desconheciam o significado da mesma. Assim, fora refletido no coletivo e construído o sentido através da exemplificação dos estudantes e pesquisadora, contribuindo assim para a concepção dos sentidos da palavra de forma interativa e dialógica.
Referências
BAKHTIN. M. M. Estética da Criação Verbal. (B. Paulo, Trad.). 5o Ed. São Paulo,
Martins Fontes, 2010.
______; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13a Ed – São Paulo: Hucitec, 2012
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: organizadores Michael Cole... [ET AL]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 7a edição – São Paulo: Martins Fontes, 2007 – (Psicologia e pedagogia)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.