O APRENDER E APREENDER DO ESTUDANTE SURDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, INÚMERAS POSSIBILIDADES

Autores

  • Sebastiana Almeida Souza tianaalmeida@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Gênero charge. Sentidos. Leitura e Escrita.

Resumo

RESUMO: Esta pesquisa visa abordar reflexões acerca da leitura e análise do gênero charge na compreensão dos sentidos através da produção textual de um estudante surdo que participa do Laboratório de Aprendizagem Avançada na Universidade Federal de Mato Grosso. Analisamos a coerência e coesão do texto, compartilhando o sentido da palavra maturidade que se encontrava na produção do estudante, devido aos questionamentos por outros estudantes que desconheciam o significado da mesma. Assim, fora refletido no coletivo e construído o sentido através da exemplificação dos estudantes e pesquisadora, contribuindo assim para a concepção dos sentidos da palavra de forma interativa e dialógica.

Biografia do Autor

Sebastiana Almeida Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Estudos de Linguagens. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Departamento de Letras. Coordenação de Ensino de Graduação de Libras. Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

BAKHTIN. M. M. Estética da Criação Verbal. (B. Paulo, Trad.). 5o Ed. São Paulo,

Martins Fontes, 2010.

______; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13a Ed – São Paulo: Hucitec, 2012

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: organizadores Michael Cole... [ET AL]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 7a edição – São Paulo: Martins Fontes, 2007 – (Psicologia e pedagogia)

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Souza, S. A. (2019). O APRENDER E APREENDER DO ESTUDANTE SURDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, INÚMERAS POSSIBILIDADES. Revista Diálogos, 7(2), 226–235. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8671

Edição

Seção

Chamada temática