estudante foi além do ato de pensar, ao fazer a associação do amadurecimento
da fruta, conseguiu realizar um raciocínio sobre o todo o percurso desenvolvido.
A pesquisadora, ainda, provocou nos estudantes mais respostas.
- Além do que foi externado, o que acontece quando o processo da fruta passar
do verde para o maduro, o que acontece?
Houve um momento de silêncio, a pesquisadora problematizou ainda com
a associação de que se fosse com um ser humano. Qual é o processo nessa
situação?
Como prevaleceu o silêncio, a pesquisadora explicou a metáfora verde e
madura na prática de uma pessoa.
- Um estudante surdo quando inicia estudar no curso de Letras Libras, ele tem
muitas inexperiências, no sentido do aprendizado e outras coisas. Conforme vai
passando o tempo, ele vai evoluindo, aprendendo bastante coisas. O que
aconteceu nesse processo?
- O estudante 1, que escreveu o texto, então disse: então, o menino vai crescer,
aprender e pode ser vereador.
A pesquisadora afirmou que sim, pois o menino pode crescer aprendendo
sobre a questão política e se tornar um vereador, que a maturidade está
relacionada com conhecimentos e experiências, ao desenvolvimento da pessoa.
Após, o estudante 2 exteriorizou sua compreensão.
Disse que o sentido da palavra maturidade comparada à fruta, no exemplo
acima, é que ela nasce, cresce, fica verde, passa por um processo e depois,
ficando a cor amarela, amadurece. Com a pessoa é assim também, só que ela
interage, aprende e se desenvolve.
Refletindo sobre a afirmação do estudante, Vygotsky (2007, p.56) discorre
que “o desenvolvimento, neste caso, como frequentemente acontece, se dá não
em círculo, mas em espiral, passando por um mesmo ponto a cada nova
revolução, enquanto avança para um nível superior”. Tal citação reafirma o que o
estudante exteriorizou, ou seja, está utilizando o desenvolvimento de suas
funções superiores, que são desenvolvidas através de suas experiências e com a
interação com o outro. Nesse sentido, Vygotsky (2007):