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O APRENDER E APREENDER DO ESTUDANTE SURDO NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA,
INÚMERAS POSSIBILIDADES
RESUMO: Esta pesquisa visa abordar
reflexões acerca da leitura e análise do
gênero charge na compreensão dos
sentidos através da produção textual de
um estudante surdo que participa do
Laboratório de Aprendizagem Avançada
na Universidade Federal de Mato Grosso.
Analisamos a coerência e coesão do
texto, compartilhando o sentido da
palavra maturidade que se encontrava na
produção do estudante, devido aos
questionamentos por outros estudantes
que desconheciam o significado da
mesma. Assim, fora refletido no coletivo e
construído o sentido através da
exemplificação dos estudantes e
pesquisadora, contribuindo assim para a
concepção dos sentidos da palavra de
forma interativa e dialógica.
Palavras-chave: Gênero charge.
Sentidos. Leitura e Escrita.
RÉSUMÉ: Cette recherche a pour objectif
d’aborder les réflexions sur la lecture et
l’analyse du genre dessin de presse pour
la compréhension des sens au moyen de
la production textuelle d’un étudiant sourd
participant au Laboratoire d’Apprentissage
Avancée à l’Universi Fédérale du Mato
Grosso. Nous avons analysé la cohérence
et la cohésion du texte, en partageant le
sens du mot ‘maturité’ trouvé dans la
production écrite de l'élève, en raison des
questions posées par d'autres élèves qui
n'en connaissaient pas le sens. Ainsi,
nous avons réfléchi sur le sens collectif et
construit à travers l’exemplification des
étudiants et de la chercheuse, contribuant
ainsi à la conception des sens du mot de
manière interactive et dialogique.
Mots-clés: Genre dessin de presse. Les
sens. Lecture et écriture.
L’acte d’apprendre et d’appréhendre de l'étudiant sourd dans le processus
d'apprentissage d'une langue seconde, nombreuses possibilités
SEBASTIANA ALMEIDA SOUZA
Doutoranda em Estudos de Linguagens. Programa de Pós-graduação em Estudos de
Linguagens. Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Departamento de
Letras. Coordenação de Ensino de Graduação de Libras. Universidade Federal de Mato
Grosso.
Recebido em 13/05/2019. Aprovado em 01/06/2019.
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1. INTRODUÇÃO
As atividades desenvolvidas pelos estudantes surdos que frequentam o
Laboratório de Aprendizagem Avançada na Universidade Federal de Mato
Grosso, são de cunho teóricos e práticos, em que estes refletem, discutem e
adquirem a aquisição do verdadeiro sentido implícito e explícito nas palavras,
textos e diversas situações vivenciadas cotidianamente, que refletem num
aprendizado individual e coletivo por meio de um processo dialógico de
constituição de conhecimentos entre a pesquisadora e os estudantes, em que
ambos são sujeitos aprendentes no processo.
Desse modo, descreveremos primeiramente a reflexão referente à leitura e
compreensão dos estudantes acerca da charge, posteriormente, ressaltaremos a
análise da mesma através da construção da produção textual de um estudante,
bem como o desenvolvimento da metodologia para a construção da rede
conceitual e sua contribuição para a efetivação da produção textual dos
estudantes. Buscaremos também o desenvolvimento de reflexões para a
compreensão dos sentidos da palavra contextualizada, efetivando, assim, a
posição crítica dos estudantes.
1.1. Apresentação e análise de Charge
Iniciaremos explicitando a metodologia, exemplificando as etapas que
foram utilizadas para que os estudantes conseguissem desenvolver a percepção
e a compreensão dos significados da charge e, seguidamente, compreendam os
sentidos que se dão em determinados contextos. Assim, seguem descritas as
etapas:
- Apresentação da charge;
- Verificação dos conhecimentos que os estudantes possuem;
- Leitura individual/coletiva sobre a charge;
- Seleção da palavra-chave para a construção da rede conceitual;
- Construção da rede conceitual;
- Produção textual dos estudantes;
- Leitura e análise da produção textual de um estudante;
- Pesquisa acerca da palavra maturidade;
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- Compartilhamentos dos significados e sentidos da palavra maturidade;
- Desenvolvimento do estudante na lousa, exposição e explicação;
- Análise do sentido da palavra maturidade pelos estudantes e pesquisadora.
1.2. O gênero charge
Figura 1. Charge trabalhada.
Fonte: imagens disponível no Google.
2.0. DESENVOLVIMENTO DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA CHARGE
Incialmente, entregamos uma xerox da charge a cada estudante, e fora
solicitado que fizessem a leitura e refletissem acerca de toda a crítica que envolve
a charge apresentada. Para a realização dessa reflexão individual, estipulou-se
alguns minutos para que os estudantes fizessem a leitura e pesquisas referentes
às palavras desconhecidas e, em seguida, produzissem o texto de acordo com o
que havia entendido da charge.
Primeiramente, os estudantes expuseram suas interpretações referentes às
suas leituras sobre a charge, o que, em unanimidade, resumiu-se à compreensão
dos estudantes com a seguinte redação, “era sonho do menino viajar, que ele
nunca havia viajado de avião...” Essa composição nos fez entender que os
estudantes não conseguiram fazer a leitura metafórica da resposta do menino
para a professora.
Logo, a pesquisadora principiou os questionamentos concernentes à leitura
crítica da charge, através das seguintes indagações:
- De que se trata a charge ?
- O que a charge está criticando?
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- Por que a professora assusta com a resposta do estudante?
- Qual a relação entre viajar muito e ser vereador?
Por meio das perguntas, os estudantes refletiram acerca do conteúdo da
charge, externaram sua compreensão, bem como suas dúvidas e incertezas.
Como temos como praxe a socialização da produção de cada um, a dinâmica da
escrita na lousa e explicação do conteúdo, nesse dia, um estudante se prontificou
a transcrever seu texto na lousa (conforme abaixo).
Imagem: produção textual do estudante nº 01
Fonte: produção da autora
Após o estudante ter transcrito seu texto no quadro, a pesquisadora leu o
mesmo (parte direita da lousa). Em seguida, iniciou-se a interpelação para o autor
do texto e demais estudantes sobre o sentido da charge e depois fora construída
a rede conceitual esquerda, escrita em tinta azul) sobre a temática da charge,
tendo como palavras – chave: piloto de avião e vereador.
Assim, segue a construção da rede conceitual
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:
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1
. Mapa conceitual foi criado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel.
A aprendizagem pode ser caracterizada como significativa quando uma nova informação se veste
de novo significado para aquele que aprende, por meio da ancoragem em aspectos relevantes da
estrutura cognitiva existente no indivíduo. Em outras palavras, na aprendizagem significativa,
uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida
que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele
também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a
aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo constituído.
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Rede Conceitual
Piloto de avião /Trabalho - comanda o avião;
- pessoa que trabalha muito (viajando)
- profissional/ tem um salário mais ou menos.
Vereador: Corrupção/Propina - Câmara Municipal;
- trabalha mais ou menos;
- não é profissional;
- salário alto;
- político;
- elabora projetos de leis.
Logo após, analisou-se a produção textual do estudante 1 (conforme
escrito na lousa), com a seguinte redação.
Por que o menino quero sonho profissional vereador por isso as famílias
me ensinar depois o menino crescer igual o pai dele por isso vereador conseguiu
para viajar o homem avião o menino folgado, depois maturidade.
Ao analisar a expressão escrita do estudante, fica perceptível que todo
desenvolvimento do processo de compartilhamento de saberes que fora
produzido e compartilhado através da coletividade resulta na evolução do
processo de aprendizagem de cada estudante. Nesse sentido, Bakhtin (2010)
afirma que
Toda compreensão da fala viva, do enunciado vivo é de natureza
ativamente responsiva (embora o grau desse ativismo seja
sempre diverso); toda compreensão é prenhe de resposta, e
nessa ou naquela forma a gera obrigatoriamente: o ouvinte se
torna falante. A compreensão passiva do significado do discurso
ouvido é apenas um momento abstrato da compreensão
ativamente responsiva real e plena, que se atualiza na
subseqüente resposta em voz alta. (BAKHTIN, 2010, p.271)
Corroboramos com Bakhtin quando este afirma que toda compreensão é
prenhe de resposta, pois ao dialogarmos sobre a compreensão da charge,
significado e sentidos num processo coletivo, os estudantes puderam refletir
sobre o que era dissertado e, no momento da produção textual, expressaram seu
entendimento, ou seja, tiveram uma atitude responsiva através da realização no
ato da escrita.
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Vale destacar que o texto analisado é de um estudante que faz parte da
segunda turma atendida no Laboratório de Aprendizagem Avançada
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(LAA), ou
seja, refere-se à uma turma que se encontra no processo de elaboração de textos
Ao analisar o texto do estudante em questão, podemos inferir que a leitura
e reflexão sobre a charge no coletivo contribuíram para a produção deste, pois ele
expõe de maneira clara a sua compreensão, mesmo que de maneira simples e
repetitiva anuncia o que fora refletido. Toda essa reflexão reafirma o quanto a
construção da rede conceitual coadjuva para a aquisição de concepções e
sentidos existentes na leitura da charge.
de se evidenciar que, depois de realizadas diversas leitura e reflexões,
buscamos ponderar também a questão da coerência e coesão do texto, conforme
a estrutura da Língua Portuguesa, porém, sempre considerando a essência da
autoria do estudante na direção da compreensão daquilo que fora lido e refletido
(conforme a imagem abaixo, lado esquerdo).
Num dado momento, um estudante (02) perguntou ao autor do texto se
ele sabia o significado da palavra “maturidade”, escrito no texto, o autor disse que
esqueceu. Então, o estudante asseverou que jamais podemos escrever uma
palavra que não sabemos o significado no texto, mas se queremos colocar tal
palavra, precisamos procurar o significado no dicionário e ver se combina com o
contexto do texto.
Desta maneira, a pesquisadora relembrou aos estudantes que, como
sempre fora de praxe na resolução das atividades no Laboratório, quando não
sabemos o significado de uma palavra, necessitamos, antes dela ser inserida no
texto, pesquisar sobre o seu significado.
Após a pesquisa dos estudantes no dicionário, o estudante, autor do texto
escreveu na lousa o significado da palavra (conforme descrita na imagem 02)
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- Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA) é um atendimento especializado no ensino da
Língua Portuguesa como segunda língua, ofertado aos estudantes com surdez do Curso de Letras
Libras, licenciatura. São duas turmas atendidas, em dias e horários diferenciados, sendo que a
primeira turma teve início ao atendimento desde o ano de 2016, a segunda turma, no ano de 2017.
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Imagem nº 02
Fonte: produção da autora
Maturidade – maduro
– Idade madura
Seguidamente, o estudante 2, que interpelou o autor do texto sobre o
significado da palavra, enunciou o seguinte comentário:
- Seria a diferença entre uma fruta verde e madura?
A pesquisadora aproveitando o ensejo do antônimo da palavra verde e
madura exemplificado pelo estudante, expressou as seguintes frases.
- A banana está verde
- A banana está madura
Ainda, perguntou aos estudantes. Qual é o processo realizado nessas
frases?
- Um dos estudantes afirmou que, na primeira frase, a banana está verde, que se
passa um tempo e, de acordo com a segunda frase, fica madura.
Nesse sentido, assentimos com Vygotsky (2007), quando este afirma que o
aprendizado vai além da aquisição do ato de pensar:
[...] O aprendizado é mais do que a aquisição de capacidade para
pensar; é a aquisição de muitas capacidades especializadas para
pensar sobre várias coisas. O aprendizado não altera nossa
capacidade global de focalizar a atenção: em vez disso, no
entanto, desenvolve várias capacidades de focalizar a atenção
sobre várias coisas [..]. (Vygotsky, 2007, p. 92/93)
Quando o estudante afirmou sobre o processo de amadurecimento da
banana, ele nos mostrou que o aprendizado vai além da capacidade de pensar,
que também um método de savoir faire de percepção de um processamento
que vai além de um simples amadurecimento, mas de um procedimento, nesse
caso de transformação de cor, característica e paladar. Ratificamos então, que o
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estudante foi além do ato de pensar, ao fazer a associação do amadurecimento
da fruta, conseguiu realizar um raciocínio sobre o todo o percurso desenvolvido.
A pesquisadora, ainda, provocou nos estudantes mais respostas.
- Além do que foi externado, o que acontece quando o processo da fruta passar
do verde para o maduro, o que acontece?
Houve um momento de silêncio, a pesquisadora problematizou ainda com
a associação de que se fosse com um ser humano. Qual é o processo nessa
situação?
Como prevaleceu o silêncio, a pesquisadora explicou a metáfora verde e
madura na prática de uma pessoa.
- Um estudante surdo quando inicia estudar no curso de Letras Libras, ele tem
muitas inexperiências, no sentido do aprendizado e outras coisas. Conforme vai
passando o tempo, ele vai evoluindo, aprendendo bastante coisas. O que
aconteceu nesse processo?
- O estudante 1, que escreveu o texto, então disse: então, o menino vai crescer,
aprender e pode ser vereador.
A pesquisadora afirmou que sim, pois o menino pode crescer aprendendo
sobre a questão política e se tornar um vereador, que a maturidade está
relacionada com conhecimentos e experiências, ao desenvolvimento da pessoa.
Após, o estudante 2 exteriorizou sua compreensão.
Disse que o sentido da palavra maturidade comparada à fruta, no exemplo
acima, é que ela nasce, cresce, fica verde, passa por um processo e depois,
ficando a cor amarela, amadurece. Com a pessoa é assim também, que ela
interage, aprende e se desenvolve.
Refletindo sobre a afirmação do estudante, Vygotsky (2007, p.56) discorre
que “o desenvolvimento, neste caso, como frequentemente acontece, se não
em círculo, mas em espiral, passando por um mesmo ponto a cada nova
revolução, enquanto avança para um nível superior”. Tal citação reafirma o que o
estudante exteriorizou, ou seja, está utilizando o desenvolvimento de suas
funções superiores, que são desenvolvidas através de suas experiências e com a
interação com o outro. Nesse sentido, Vygotsky (2007):
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Todas as funções no desenvolvimento da criança aparece duas
vezes, no nível social, e, depois, no nível individual; primeiro, entre
pessoas (interpsicológica), e, depois, no interior da criança
(intrapsicológica). Isso se aplica igualmente para a atenção
voluntária, para memória lógica e para formação de conceitos.
Todas as funções superiores originam-se das relações reais entre
indivíduos humanos. (VYGOTSKY, p.57/58).
Em seguida, a pesquisadora escreveu na lousa as seguintes palavras:
processo: verde, amarelo / evolução tempo, sintetizando que a compreensão do
estudante 02 estava coerente, que maturidade é um processo, que para que se
efetive na vida de uma pessoa, faz-se necessário que haja tempo e evolução, a
aprendizagem.
Ressalta-se que é através da interação que é construída a aquisição dos
sentidos no processo de leitura dos estudantes no Laboratório de Aprendizagem
Avançada, contribuindo assim para a expansão dos conceitos por meio de
reflexões do processo da Língua Portuguesa quanto da Libras, ampliando assim o
léxico de cada estudante, concretizando assim sua maturidade cognitiva.
3. TENTANDO CONCLUIR...
No caso da análise da charge e da produção textual do estudante que
foram mencionados, acreditamos que a reflexão de todos através da interação
dos conhecimentos de cada um foi necessária para a construção da rede
conceitual, em que os estudantes puderam expor o seu conhecimento e, dessa
forma, contribuiu para a concretização da produção textual, bem como para a
compreensão dos sentidos.
O surgimento da palavra maturidade foi relevante, que a priori foi escrita
no texto do estudante de forma “informal”, mas o mesmo desconhecia o seu
significado, o que ocasionou na turma dúvida e curiosidade para buscar o seu
significado e sentidos no processo de interação com seus outros, contribuindo
para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, que auxilia no
crescimento intelectual dos estudantes. Desse modo, contemporizamos com
Bakhtin (2007, p.38), ao assegurar que “a palavra está presente em todos os atos
de compreensão e em todos os atos de interpretação”.
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Assim, considerando o avanço que os estudantes participantes do
Laboratório de Aprendizagem Avançada vêm obtendo referente à compreensão e
aquisição dos sentidos que a palavra pode ter de acordo com os diversos
contextos e, também por demonstrarem maturidade cognitiva no desenvolvimento
das atividades, é que afirmamos que um dos pontos mais relevantes nesse
processo é que somos APRENDENTES, haja vista as descobertas,
questionamentos, reconhecimentos e experiências, fatores estes que têm nos
fornecido suporte para que possamos aprender e apreender conhecimentos,
numa perspectiva interativa e dialógica.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN. M. M. Estética da Criação Verbal. (B. Paulo, Trad.). 5º Ed. São Paulo,
Martins Fontes, 2010.
______; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13ª Ed
São Paulo: Hucitec, 2012
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: organizadores Michael Cole...
[ET AL]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro
Afeche – 7ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2007 – (Psicologia e pedagogia)