CONSIDERAÇÕES SOBRE O LEGADO DE FREIRE PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL
Palavras-chave:
Currículo. Ensino e aprendizagem de língua inglesa. Interculturalidade. Linguística Aplicada. Paulo Freire.Resumo
Neste texto abordamos aspectos da contribuição de uma pedagogia freireana para realçar a possibilidade de uma abordagem intercultural para o ensino de língua inglesa, identificando por meio de referenciais pedagógicos a necessidade de uma práxis pedagógica libertadora que pode ser considerada intercultural, ao se propor a relacionar conhecimento, cultura e poder. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira Moderna para o Ensino Médio apresentam o componente da cultura como orientador para o ensino. A condição opressor/oprimido e a noção de cultura presentes na obra de Paulo Freire são assumidas como orientadoras para perspectivar a necessidade de uma agenda curricular para o ensino de língua estrangeira. Nosso estudo utilizou-se de fontes bibliográficas para evidenciar a natureza intercultural da pedagogia freireana e, assim, expõe contribuições para se refletir os cenários discursivos da aula como propícios para ensino de língua inglesa.
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