LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Leopoldina Ramos de Freitas leopoldina_90@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Ana Maria Pereira Lima ana.lima@uece.br
    Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Livro didático. Letramento multimodal crítico. Textos multimodais.

Resumo

Os livros didáticos atualmente apresentam textos multimodais, uma composição textual que alia a linguagem verbal às demais linguagens, priorizando a visual, de forma que os estudantes precisam desenvolver habilidades específicas para o trabalho com estes textos. O objetivo deste estudo é apresentar aos professores oShow me framework, criado por Callow (2008), como uma proposta metodológica para promover o desenvolvimento de práticas de letramento multimodal crítico, através das dimensões afetiva composicional e crítica, utilizando os textos do livro didático. O Show me framework tem como base a Gramática do Design Visual (Kress e van Leeuwen (1996; 2006) e apresenta perguntas que podem ser adaptadas pelos professores de acordo com os textos que serão trabalhados em sala de aula.

Biografia do Autor

Leopoldina Ramos de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Aluna do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da FECLESC/UECE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Linguística, na Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Professora categoria permanente no Curso Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE e professora colaboradora do PROFLETRAS/UECE. Atualmente, Pós-doutoranda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/CAMEAM/UERN, bolsista PNPD/CAPES.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Freitas, L. R. de, & Lima, A. M. P. (2019). LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO LIVRO DIDÁTICO. Revista Diálogos, 7(1), 187–201. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8290