AVALIAÇÕES SUBJETIVAS DE PROFESSORES DO INTERIOR DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO AOS DESVIOS ORTOGRÁFICOS
Palavras-chave:
Avaliações subjetivas. Desvios ortográficos. Língua Portuguesa.Resumo
Resumo: Considerando que a escola é um espaço em que se constroem crenças e se moldam atitudes, objetivamos com este estudo verificar como os formadores de consciência linguística e disseminadores dos discursos sobre língua concebem e avaliam os desvios ortográficos extraídos das produções escritas de alunos do 6o. ano do projeto“Diagnose de desvios de escrita e atitudes linguísticas de professores: discutindo a interface entre oralidade e escrita”. Para isso, elaboramos um teste de reação subjetiva baseado notrabalho de Cardoso (1989, 2015) e adaptado para o objetivo deste trabalho. O teste compõe-se de duas partes: (i) perfil social dos professores e (ii) 4 questões que mesclam abordagens diferentes. Nossas principais conclusões apontaram para um certo distanciamento do ensino de língua portuguesa de uma atitude predominantemente reflexiva sobre a língua e, também, de uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987) às variações socioculturais e linguísticas que os alunos carregam para a sala de aula.
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