AVALIAÇÕES SUBJETIVAS DE PROFESSORES DO INTERIOR DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO AOS DESVIOS ORTOGRÁFICOS

Autores

  • Marcus Garcia de Sene unesp.marcus@gmail.com
    Universidade Estadual de São Paulo

Palavras-chave:

Avaliações subjetivas. Desvios ortográficos. Língua Portuguesa.

Resumo

Resumo: Considerando que a escola é um espaço em que se constroem crenças e se moldam atitudes, objetivamos com este estudo verificar como os formadores de consciência linguística e disseminadores dos discursos sobre língua concebem e avaliam os desvios ortográficos extraídos das produções escritas de alunos do 6o. ano do projeto“Diagnose de desvios de escrita e atitudes linguísticas de professores: discutindo a interface entre oralidade e escrita”. Para isso, elaboramos um teste de reação subjetiva baseado notrabalho de Cardoso (1989, 2015) e adaptado para o objetivo deste trabalho. O teste compõe-se de duas partes: (i) perfil social dos professores e (ii) 4 questões que mesclam abordagens diferentes. Nossas principais conclusões apontaram para um certo distanciamento do ensino de língua portuguesa de uma atitude predominantemente reflexiva sobre a língua e, também, de uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987) às variações socioculturais e linguísticas que os alunos carregam para a sala de aula.

Biografia do Autor

Marcus Garcia de Sene, Universidade Estadual de São Paulo

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. É bolsistas CAPES e Membro do Núcleo de Pesquisa em Sociolinguística de Araraquara.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Sene, M. G. de. (2019). AVALIAÇÕES SUBJETIVAS DE PROFESSORES DO INTERIOR DE SÃO PAULO EM RELAÇÃO AOS DESVIOS ORTOGRÁFICOS. Revista Diálogos, 7(1), 33–56. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8288