IMPLICAÇÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

  • Sandra Maria de Lima Alves sandralima1944@hotmail.com
    Universidade Católica de Pernambuco
  • Wanilda Maria Alves Cavalcanti wanildamaria@yahoo.com
    Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Aquisição. Escrita. Surdos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar algumas implicações identificadas durante a aquisição da língua portuguesa escrita por surdos a partir da perspectiva do bilinguismo. Para atingir esse objetivo empregamos a pesquisa bibliográfica realizando uma busca em publicações em bases eletrônicas de dados como: portal de periódicos Capes e Scielo, além de livros e outras publicações. Sabemos que esse tema continua sendo uma preocupação dos pesquisadores da área, uma vez que foi identificado um lento avanço no encaminhamento de novas alternativas para superar dificuldades desse processo, embora divisemos possibilidades de avanço no âmbito do contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Sandra Maria de Lima Alves, Universidade Católica de Pernambuco

Professora licenciada em Português e francês pela Universidade Católica de Pernambuco(1992), com Especialização em Avaliação da Língua Portuguesa pela universidade Federal de Pernambuco(1999). Mestra em Ciências da Linguagem, pela Universidade Católica de Pernambuco(2012). Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco(defesa pública prevista para fevereiro 2019). Atua como professora de Análise Textual, Língua Portuguesa e Produção Textual I e II na Faculdade Estácio de Sá do Recife, nos seguintes cursos: Ciências Contábeis, Direito, Sistema e desenvolvimento e Serviço Social e em escolas do Ensino Médio na Cidade do Recife: Colégio Damas, Colégio Marista São Luís, Colégio Eximius, como professora de Produção Textual. Membro do comitê Científico do Curso de Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco

Graduação em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassineti do Recife ( FAFIRE) (1979) ; Formação e Licenciatura Em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1983), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981).Especialista em Fonoaudiologia ( Unicap), Especialista em Educação Especial ( UFPE). Doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto/Espanha (2003). Pós Doutorado (2016/2017) Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, surdez, surdocegueira, cegueira, Libras, aquisição da linguagem e comunicação.

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Publicado

2019-07-22

Como Citar

Alves, S. M. de L., & Cavalcanti, W. M. A. (2019). IMPLICAÇÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Revista Diálogos, 7(2), 12–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/8009

Edição

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