SINALÁRIO DE QUÍMICA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): CRIAÇÃO LEXICAL SOBRE A TABELA PERIÓDICA

Autores

  • Joicy Valeska Oliveira Gonçalves joicyog@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP
  • Bruna Gomes Delanhese brunadelanhese@hotmail.com
    Instituto Federal do Paraná, IFPR
  • Letícia Jovelina Storto leticiajstorto@gmail.com
    Universidade Estadual do Norte do Paraná http://orcid.org/0000-0002-7175-338X

Palavras-chave:

Ensino. Língua Brasileira de Sinais. Surdo. Química.

Resumo

Este trabalho apresenta treze sinais criados em língua brasileira de sinais para o ensino da Química. Mais especialmente, apresentam-se sinais relativos à tabela periódica. A pesquisa colabora para a inclusão escolar do sujeito surdo, uma vez que colabora para sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Joicy Valeska Oliveira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP

Graduanda em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, campus Sertãozinho. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2015-2017).

Bruna Gomes Delanhese, Instituto Federal do Paraná, IFPR

Professora da Instituto Federal do Paraná- Campus Jacarezinho. Possui graduação pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialista em Educação Inclusiva (2014) e em Libras (2015). Proficiente no Uso e Ensino da Libras (2009) pelo Prolibras e na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pelo Prolibras (2007). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Jacarezinho.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sob supervisão de Gilmar da Cruz. Bolsista de pós-doutorado da CAPES. Doutora e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e do Mestrado em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom).

Referências

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL. Lei 10.436, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: a escola. Coordenação geral da SEESP/MEC; organização de Maria Salete Fábio Aranha. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004, v.3. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf>. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: jan. 2019.

BRITO, L. F. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. Brasília: SEESP, SEED, MEC, 2007.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre estas experiências. Caderno Cedes, vol.26, n.69, p.163-184, maio/ago. 2006.

LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. uma escola duas línguas letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas de escolarização. Rio Grande do Sul: Medição, 2009.

PERLIN, G. T. T. Identidades Surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE, 2009.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Gonçalves, J. V. O., Delanhese, B. G., & Storto, L. J. (2019). SINALÁRIO DE QUÍMICA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): CRIAÇÃO LEXICAL SOBRE A TABELA PERIÓDICA. Revista Diálogos, 7(2), 88–101. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7819

Edição

Seção

Chamada temática