IMPLICAÇÕES DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA PESSOAS OUVINTES

Autores

  • José Affonso Tavares Silva affonso_tavares92@hotmail.com
    Universidade Federal de Sergipe
  • Alana Monteiro Ferreira Maia alanamfmaia@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe-UFS
  • Raquel Pereira de Lima raquellima10@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Sergipe-UFS

Palavras-chave:

Ensino de Libras como segunda Língua. Prática docente. Jogos lúdicos.

Resumo

O objetivo geral deste artigo é anlisar as implicações do uso de jogos lúdicos no processo de ensino da Libras como segunda língua para pessoas ouvintes em um curso de extensão da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Para tanto, parte-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os seus resultados evidenciam que, para favorecer um ensino mais convidativo e menos monótono, o uso do lúdico na prática desses professores é uma das alternativas possíveis, especificamente por proporcionar interação, dinamismo e aprendizado.

Biografia do Autor

José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Graduando em Letras-Libras pela mesma instituição de Ensino Superior. Especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade São Vicente-FASVIPA. Atualmente, sou professor substituto da Universidade Federal de Sergipe com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais-Libras.

Alana Monteiro Ferreira Maia, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade Amadeus (2013). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo - Campus I (2006). Graduanda em Letras/Libras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS(2015). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Línguas de Sinais - Libras. Lecionou na rede privada de ensino no período de 2008 a 2015. Atua desde 2013 como professora de educação básica vinculada à Secretaria Estadual de Educação de Sergipe - SEED/SE.

Raquel Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Graduada em Letras (Língua Portuguesa e Literatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN. Graduanda em Letras-Libras pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Membro do Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência – GPIEPED. Atualmente, Professora Assistente - A da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ARAUJO, A. D. S de. As expressões e as marcas não-manuais na língua de sinais brasileira. 107 f. Dissertação (Mestrado em linguística). Brasília, DF, 2013.

BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002 e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2005.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, Porto Editora, 1994.

CELANI, M. A. A. Relevância da Linguística aplicada na formação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. Aspectos da linguística aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bhon. Florianópolis: Insular, p.19-20, 2000.

ESTEVE, M. J. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, LDA, 2014.

FELIPE, T. A.; MONTEIRO, M. S. LIBRAS em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor. 6. ed. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GEDIEL, A. L. B. et al. Ensino de língua portuguesa como segunda língua para jovens e adultos surdos: relato de uma experiência. Revista escrita, Rio de Janeiro, n. 15, p. 1-14, 2012.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2008.

NEVES, S. L. G. Um estudo dos recursos didáticos dos recursos nas aulas de língua de brasileira sinais para ouvintes. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2011.

STROBEL, K. História de educação dos surdos. Texto-base de curso de Licenciatura de Letras/ Libras, UFSC, Florianópolis, 2008.

VYGOTSKY. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WILCOX, S.; WILCOX, P. P. Aprender a ver. Editora Arara Azul: Rio de Janeiro, 2005.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Silva, J. A. T., Maia, A. M. F., & Lima, R. P. de. (2019). IMPLICAÇÕES DO USO DE JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA PESSOAS OUVINTES. Revista Diálogos, 7(2), 187–200. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7796

Edição

Seção

Chamada temática