OS BASTIDORES DA ESCRITA: ANÁLISE COGNITIVO-FUNCIONAL DE PROCESSOS COGNITIVOS OPERANTES NA AQUISIÇÃO DE PBL2 POR SURDOS BILÍNGUES
Palavras-chave:
Aquisição de Segunda Língua. Aprendizes Surdos. Processos Cognitivos Analógicos.Resumo
Este artigo apresenta um estudo descritivo da produção escrita em PBL2 de surdos universitários e seus aspectos cognitivos subjacentes, em uma etapa específica de aquisição. Para isso, utilizaram-se textos selecionados do Corpus NEIS-UFRJ, a fim de mapear as motivações cognitivas que afetaram a proficiência escrita desses indivíduos em dois gêneros distintos. Os pressupostos teóricos partiram da Linguística Funcional Centrada no Uso e de estudos sobre Interlíngua. Os resultados evidenciam comportamentos dos processos cognitivos analógicos, atrelados à aquisição de conhecimento linguístico-textual, que se manifestam em categorias prototípicas de desvios, demonstrando seu impacto no texto escrito do aprendiz surdo.
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