VERBOS MANUAIS EM LIBRAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM L2 E CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Lidia da Silva lidiaufpr@gmail.com
    UFPR _ Universidade Federal do Paraná
  • Amanda Regina Silva mandyrawr29@gmail.com
    UFPR

Resumo

A partir da discussão de McCleary e Viotti (2011), Dudis (2008) e Corder (1974), este trabalho analisou a produção de verbos manuais na sinalização de ouvintes sinalizantes de Libras como L2. Para tanto, contou com a participação de 05 ouvintes e de 08 juízes. Nossos resultados apontam para uma produção desprovida de características visuais como a iconicidade, a gestualidade e a representatividade, e indicam que tal produção assenta-se no argumento de erros intralinguais. Essas realizações são avaliadas como falta de clareza por surdos e, portanto, solicitam que o ensino de Libras como L2 apresente propostas pedagógicas interventivas. 

Biografia do Autor

Lidia da Silva, UFPR _ Universidade Federal do Paraná

Doutora em Linguistica Aplicada. Professora do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR – Universidade Federal do Paraná. 

Amanda Regina Silva, UFPR

Aluna do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR – Universidade Federal do Paraná, participante do Programa de Voluntário Acadêmico junto ao Projeto de Pesquisa denominado “Aquisição de Libras como segunda língua por ouvintes” – ID do projeto 18932 – registrado no Banpesq da UFPR com o número 2015018932, sob coordenação e orientação da primeira autora.

Publicado

2019-07-22

Como Citar

Silva, L. da, & Silva, A. R. (2019). VERBOS MANUAIS EM LIBRAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM L2 E CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Diálogos, 7(2), 201–225. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7748

Edição

Seção

Chamada temática