VERBOS MANUAIS EM LIBRAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM L2 E CONTRIBUIÇÕES À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
A partir da discussão de McCleary e Viotti (2011), Dudis (2008) e Corder (1974), este trabalho analisou a produção de verbos manuais na sinalização de ouvintes sinalizantes de Libras como L2. Para tanto, contou com a participação de 05 ouvintes e de 08 juízes. Nossos resultados apontam para uma produção desprovida de características visuais como a iconicidade, a gestualidade e a representatividade, e indicam que tal produção assenta-se no argumento de erros intralinguais. Essas realizações são avaliadas como falta de clareza por surdos e, portanto, solicitam que o ensino de Libras como L2 apresente propostas pedagógicas interventivas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.