AS ENGRENAGENS DA NARRATIVA: SEMELHANÇAS NA CONSTRUÇÃO DA CANÇÃO DOMINGO NO PARQUE, DE GILBERTO GIL, E DO CONTO A CARTOMANTE, DE MACHADO DE ASSIS
Palavras-chave:
Interartes. Machado de Assis, Gilberto GilResumo
Nosso objetivo com este artigo visa um estudo de cunho analítico sobre o conto A cartomante, de Machado de Assis, e a canção Domingo no parque, de Gilberto Gil. Observando os apontamentos de autores vinculados à área das interartes, como Claus Clüver, e autores relacionados à teoria musical, como Bohumil Med, nosso propósito é explorar os métodos usados por Machado e Gil na estruturação do conto e da música, levando em conta a importância do suporte (música/livro) para a construção das engrenagens dos dois textos.Referências
ASSIS, Machado de. A cartomante. In: ASSIS, Machado de. Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis.Vol. 3. 1°. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. 377- 385
BARBOSA, Maria luiza Santos. Música e Linguagem: breve revisão de literatura. 2014.
BOHUMIL, Med. Teoria da música. 4°. ed. Brasília, DF: Musimed, 1996.
CLUüVER, Claus. Inter textos / Inter artes / Inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Minas Gerais, v. 14, 11-41, 2006.
CHANDRASEKARAN, B.; KRISHNAN, A.; GANDOUR, J. T. Relative influence of musical and linguistic experience on early cortical processing of pitch contours. Brain Lang, v. 108, n. 1, p. 1–9, 2009.
DAY, Holly. PILHOFER, Michael. Teoria musical para leigos [Arquivo PDF]. Rio de Janeiro: Alta books, 2013. Disponível em:
DIANA, Daniela. Capoeira. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/capoeira/>. Acesso em: 22 de agosto de 2017.
FILHO, Juscelino. Analisando a letra de Domingo no parque. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZWyvdGW1dS4>. Acesso em: 20 de dezembro de 2017.
MOISÉS Leyla Perrone. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. 1°. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
THEODOR, Adorno. Fragmento sobre música e linguagem. Trans/Form/Ação vol.31 no.2 Marília, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.