AS ENGRENAGENS DA NARRATIVA: SEMELHANÇAS NA CONSTRUÇÃO DA CANÇÃO DOMINGO NO PARQUE, DE GILBERTO GIL, E DO CONTO A CARTOMANTE, DE MACHADO DE ASSIS

Autores

Palavras-chave:

Interartes. Machado de Assis, Gilberto Gil

Resumo

Nosso objetivo com este artigo visa um estudo de cunho analítico sobre o conto A cartomante, de Machado de Assis, e a canção Domingo no parque, de Gilberto Gil. Observando os apontamentos de autores vinculados à área das interartes, como Claus Clüver, e autores relacionados à teoria musical, como Bohumil Med, nosso propósito é explorar os métodos usados por Machado e Gil na estruturação do conto e da música, levando em conta a importância do suporte (música/livro) para a construção das engrenagens dos dois textos.

Biografia do Autor

Ezequias Silva Santos, Universidade Tecnológica do Paraná

Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestrando do curso de letras na área de literatura portuguesa na UTFPR campus Pato Branco, sendo orientado pelo professor doutor Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier. Participa do grupo de pesquisa Os estudos literários e as representações da Lusofonia em Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde todos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ASSIS, Machado de. A cartomante. In: ASSIS, Machado de. Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis.Vol. 3. 1°. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. 377- 385

BARBOSA, Maria luiza Santos. Música e Linguagem: breve revisão de literatura. 2014.

BOHUMIL, Med. Teoria da música. 4°. ed. Brasília, DF: Musimed, 1996.

CLUüVER, Claus. Inter textos / Inter artes / Inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Minas Gerais, v. 14, 11-41, 2006.

CHANDRASEKARAN, B.; KRISHNAN, A.; GANDOUR, J. T. Relative influence of musical and linguistic experience on early cortical processing of pitch contours. Brain Lang, v. 108, n. 1, p. 1–9, 2009.

DAY, Holly. PILHOFER, Michael. Teoria musical para leigos [Arquivo PDF]. Rio de Janeiro: Alta books, 2013. Disponível em:

DIANA, Daniela. Capoeira. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/capoeira/>. Acesso em: 22 de agosto de 2017.

FILHO, Juscelino. Analisando a letra de Domingo no parque. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZWyvdGW1dS4>. Acesso em: 20 de dezembro de 2017.

MOISÉS Leyla Perrone. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. 1°. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

THEODOR, Adorno. Fragmento sobre música e linguagem. Trans/Form/Ação vol.31 no.2 Marília, 2008.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Santos, E. S. (2019). AS ENGRENAGENS DA NARRATIVA: SEMELHANÇAS NA CONSTRUÇÃO DA CANÇÃO DOMINGO NO PARQUE, DE GILBERTO GIL, E DO CONTO A CARTOMANTE, DE MACHADO DE ASSIS. Revista Diálogos, 7(1), 249–265. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7691