O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO ACADÊMICO VISUAL (SURDO): O QUE OS PROCESSOS SELETIVOS NOS INFORMAM
Palavras-chave:
Aprendizado de LE. Estudantes visuais/surdos. Estudos bakhtinianos.Resumo
Por meio da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006), este estudo investiga o posicionamento discursivo de universidades públicas, em editais de Processo Seletivo para ingresso nos cursos Letras Libras, sobre avaliação em língua estrangeira (LE) de candidatos visuais (Duarte, 2016). A análise buscou compreender quais sentidos emergem em seu discurso sobre a aprendizagem de LE no ensino básico. Pela análise, é possível inferir que não há avaliação de LE por não se considerar que o ensino no nível básico tenha sido eficaz. Concluímos pela necessidade de implementação de políticas inclusivas e investimento na formação de línguas do visual.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BAKHTIN, M.. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. 1ª ed.. São Paulo: Editora 34, [1975] 2017.
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem [1929]. 11º ed. São Paulo, SP: Ed. Hucitec, 2004.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética (Teoria do romance) [1975]. 6ªed.São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2010.
BRAIT, B. Análise e Teoria do Discurso. In: Brait, B. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, pp 09-32.
DUARTE, A. S. Alteridade: o sujeito na educação contemporânea forjado com os fragmentos medievais. In: Silva, S. S. O. (Org.) Políticas educacionais e formação de professores: experiências e práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2016. p. 247-261.
GONÇALVES-PENNA, M.; COVEZZI, M. M. Surdo-mudo: Apague esta ideia! Processos de designação de pessoas surdas. In BARONAS, Roberto Leiser et alii (Orgs.). Lambadão discursivo: estudos de discursividades no Mato Grosso. Araraquara: Letraria, 2018. p. 117-127.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1994.
RICHARDS, Jack et alli. Longman Dictionary of Applied Linguistics. Bungay, England: Longman, 1985.
SPINASSÉ, K. Os conceitos Língua Materna, Segunda Língua e Língua Estrangeira e os falantes de línguas alóctones minoritárias no Sul do Brasil. Revista Contingentia, 2006,Vol. 1, novembro 2006. 01–10
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.