A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE E DO SEXO/GÊNERO NO USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL

Autores

  • Alexandre Monte xmonte@uol.com.br

Resumo

Neste texto, retomamos os resultados obtidos com as variáveis escolaridade e sexo/gênero em duas pesquisas sociolinguísticas com dados da cidade de São Carlos/SP. Estudamos o uso variável da concordância verbal de terceira pessoa do plural com base nos princípios teóricos da “Teoria da Variação e Mudança Linguística” (WEINREICH, LABOV e HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994, 2001, 2003). Nas duas pesquisas, as variáveis sociais escolaridade e sexo/gênero se mostraram estatisticamente significativas.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Monte, A. (2019). A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE E DO SEXO/GÊNERO NO USO VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL. Revista Diálogos, 7(1), 89–104. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7493