ATITUDE E AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA: OS BONFINENSES E OS MORADORES DE CONDOMÍNIO

Autores

  • Bruna Loria Garcia solar.unesp@gmail.com

Palavras-chave:

Atitudes Linguísticas. Bonfim Paulista. Concordância Verbal

Resumo

Por meio do estudo de um fenômeno variável superavaliado – a concordância verbal de terceira pessoal do plural – o objetivo deste trabalho é avaliar as atitudes e avaliações linguísticas associadas aos usos da concordância na fala de moradores do distrito de Bonfim Paulista e os moradores dos condomínios. A hipótese principal do estudo – que expunha que diferentes identidades e valores sociais influenciam diretamente nas atitudes, avaliações e usos linguísticos, ainda que os grupos dividam espaço numa mesma localidade –  foi comprovada. 

Biografia do Autor

Bruna Loria Garcia

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Araraquara. Graduada em licenciatura em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Referências

BOCCHI, R. G.. Requalificação do centro histórico de Bonfim Paulista: proposta de novos espaços de uso público. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, 2007.

CACERES, L.M.L. Proposta de requalificação do centro de Bonfim Paulista. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, 2001.

CARLUCCI, M. Paradigmas de Intervenção sobre o distrito de Bonfim Paulista-SP. 2015. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e área de Concentração em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo - -Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2015.

CAMARGO, D. A. Reforma urbana e parque linear em Bonfim Paulista. Trabalho final de graduação. Departamento de Arquitetura e Planejamento da EESC-USP. São Carlos 2009.

CARVALHO, D. G. R. de. Bonfim Paulista: passos de uma nova urbanização. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, 2009

CYRANKA, L. F. de M.. Atitudes lingüísticas de alunos de escolas

públicas de Juiz de Fora – MG. 2007. 174 f. Tese (Doutorado em Estudos

Lingüísticos)_Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

FERREIRA, J. P. Operação urbana Bonfim Paulista: ações e instrumentos necessários para revitalização e controle de adensamento do centro histórico do distrito de Bonfim Paulista. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, 2005.

FIUZA, J. V. T. Ecovila do Café: projeto de uma ecovila na área urbana de Bonfim Paulista. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades COC. Ribeirão Preto, 2010.

LABOV, W. Principles of Linguístic Change. Vol 1: Linguistic Factors 1994

________ . Principles of Linguistic Change. Vol 2: Social Factors 2001

________. (1972). Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. [Padrões Sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.]

_________. Principles of Linguistic Change. Vol.3: Cognitive and Cultural Factors 2010.

LAMBERT, W. E. A social psychology of bilingualism. Journal of Social Issues, 23, 91-109, 1967

NOGUEIRA, J. M. Movimento da vida: proposta de parcelamento do solo urbano em Bonfim Paulista. Trabalho final de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda. Ribeirão Preto, 2005

WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1968].

LABOV, W. Some sociolinguistic principles. In: PAULSTON, Cristina Bratt;

TUCKER, G. Richard (eds.). Sociolinguistics: the essential readings. Oxford: Blackwell, 2003. p. 235-250.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Garcia, B. L. (2019). ATITUDE E AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA: OS BONFINENSES E OS MORADORES DE CONDOMÍNIO. Revista Diálogos, 7(1), 17–32. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7055