O DISCURSO RELIGIOSO EM MEMES: O TOM VALORATIVO EXPRESSO PELO MECANISMO DA COMPARAÇÃO

Autores

  • Raniere Marques de Melo prof.ranieremarques@gmail.com
    UFPB
  • Maria de Fátima Ameida falmed@uol.com.br
    UFPB

Resumo

O meme virtual, como enunciado concreto, é pleno de apreciações, de posições axiológicas que expressam determinadas valorações e revelam um dado projeto enunciativo. Diante disso, este trabalho analisa as posições valorativas e as relações dialógicas emergentes nos memes que tratam do discurso religioso, em comunidades do Facebook. Nossa análise fundamenta-se no domínio teórico-metodológico centrado na perspectiva dialógica da linguagem oriunda das reflexões de Bakhtin e do Círculo. O corpus é composto por três memes coletados na rede social Facebook. As análises ratificam a tese de que tais enunciados refletem e refratam o posicionamento do enunciador em relação àquilo que anuncia.

Biografia do Autor

Raniere Marques de Melo, UFPB

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

Maria de Fátima Ameida, UFPB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É professora associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, é membro do Programa de Linguística / PROLING atuando na área de Teoria Linguística, Linguagem e Ensino, na linha Discurso e Sociedade, participando principalmente no campo da: linguagem, discurso e leitura. É líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI.

Referências

BARBOSA, A. E. N. G. Aspectos do Neopentecostalismo na Igreja Mundial do Poder de Deus. Disponível em:

http://www.ufjf.br/graduacaocienciassociais/files/2010/11/ASPECTOS-DO-NEOPENTECOSTALISMO-NA-IGREJA-MUNDIAL-DO-PODER-DE-DEUS-Aron-%C3%89dson-Nogueira-Giffoni-Barbosa.pdf. Acesso em 10 de dez. 2017.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: 34, 2015.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo w Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/Anablume, 2002.

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corrigida no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 2009.

BÍBLIA, Português. Bíblia de Estudo MacArthur. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 2010.

DEMO, P. Leitores para sempre. Porto Alegre: Mediação, 2006.

MARIANO, R. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

MARIANO, R. Expansão pentecostal no Brasil: o caso da igreja universal. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v18n52/a10v1852.pdf. Acesso em: Novembro de 2017.

NUNES, T. D. O crescimento das igrejas neopentecostais no Brasil: um olhar sobre a política da Igreja Universal. In: Cadernos de Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, v. 1, n. 35, p. 127-132, jul. 2006.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, V. N. (Do Círculo de Bakhtin). A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

TÁVOLA, A. da. A figura da comunicação de Francisco Cândido Xavier. Reformador, Brasília, n. 2153, p.14-21, ago. 2008.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Melo, R. M. de, & Ameida, M. de F. (2019). O DISCURSO RELIGIOSO EM MEMES: O TOM VALORATIVO EXPRESSO PELO MECANISMO DA COMPARAÇÃO. Revista Diálogos, 7(3), 92–116. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6784

Edição

Seção

Chamada temática