PEDRO MALASARTES: UMA REVERÊNCIA À ESPERTEZA NA TRADIÇÃO POPULAR
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de leitura. Contos de esperteza. Prática de leitura.Resumo
O artigo visa discutir o ensino da língua portuguesa desenvolvido atualmente no Ensino Fundamental e apresentar uma proposta a partir de uma concepção de leitura pautada nos pressupostos de Vygotsky, mediante a discussão de práticas pedagógicas baseadas em contos populares, mais especificamente dos contos de astúcia da personagem Pedro Malasartes. O objetivo deste estudo foi propor práticas de ensino visando destacar a importância da concepção docente sobre o ensino da língua portuguesa para propiciar atividades que valorizem o diálogo, os conhecimentos dos sujeitos envolvidos e a participação ativa de todos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a qual propõe a leitura dos referenciais teóricos que discutem sobre a leitura e o gênero conto. Na primeira parte do texto discute-se como o trabalho com leitura e escrita se consolidou ao longo do tempo nas escolas por meio de diferentes concepções; na parte subsequente, apresentam-se as concepções teóricas que sustentam nossos estudos e posteriormente expõe a propositura de uma prática de leitura para alunos do Ensino Fundamental I. Ressalta-se a necessidade rever o ensino de linguagem visando formar um leitor que compreenda os gêneros com os quais tem contato.
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