OS DELICADOS DESPROPÓSITOS DE MANOEL DE BARROS

Autores

  • Rodrigo da Costa Araujo profrodrigopuc@hotmail.com
    UFF?FAFIMA - Universidade Federal Fluminense e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Palavras-chave:

memória - representações da infância - Manoel de Barros

Resumo

Resumo: Este ensaio apresenta representações metafóricas da infância na poética de Manoel de Barros além de falar das relações da obra com a ilustração, do caráter auto reflexivo da poesia, da estética do fragmentário e das encenações do sujeito lírico. Como corpus de análise para essa leitura, utilizaremos os livros Exercícios de ser criança (1999), Memórias Inventadas (2008) e Menino do mato (2010), além de outros textos do conjunto da obra do poeta pantaneiro.

Palavras-chave: memória - representações da infância - Manoel de Barros

Biografia do Autor

Rodrigo da Costa Araujo, UFF?FAFIMA - Universidade Federal Fluminense e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Rodrigo da Costa Araujo é Mestre em Ciência da Arte (2008) pela Universidade Federal Fluminense e Doutorando em Literatura Comparada pela mesma instituição. Professor de Teoria da Literatura, Literatura infantojuvenil e Arte Educação da FAFIMA - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Decadentismo, artes, semiótica e literatura, códigos e linguagens, literatura e cinema, literatura infantojuvenil. Faz parte dos grupos de pesquisa GEITES/UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), do Grupo de Estéticas de Fim-de-Século da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do Grupo Literatura e outras artes da UFF pertencentes ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq

 

Referências

ARAUJO, R. da C. Delicadezas da poética barriana. Revista Mosaicum. Teixeira de Freitas. Faculdade do Sul da Bahia. 2010.p.83-85.

ARAUJO, R. da C. Diálogos intersemióticos: Manoel de Barros & Miró. In: O Insólito e seu duplo: reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional. 2010. Rio de Janeiro. Anais do VI Painel/ I Encontro Regional. Rio de Janeiro - RJ: Publicações Dialogarts, 2010. v. 01. p. 239-255.

BARROS, M. de. Exercícios de ser Criança. Bordados de Antônia Zulma et.alli. sobre desenhos de Demóstenes Vargas. Rio de Janeiro. Salamandra. 1999.

BARROS, M de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro. Record. 1997.

BARROS, M. de. Gramática Expositiva do Chão. (Poesia quase toda). Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1990.

BARROS, M. de. Ensaios Fotográficos. Rio de Janeiro. Record. 2001.

BARROS, M. de. Memórias Inventadas. As Infâncias de Manoel de Barros. São Paulo. Editora Planeta do Brasil. 2008.

BARROS, M. de. Menino do Mato. São Paulo. Leya. 2010.

BARROS, M. de. Escritos em verbal de ave. Sao Paulo: Leya, 2011

BARBOSA, L. H. Palavras do chão. São Paulo. Annablume. 2003.

CASTRO, A. de. A Poética de Manoel de Barros: a linguagem e a volta à infância. Universidade de Brasília. 1991.

ESPÍNDOLA, P. (org.). Celebração das coisas. Bonecos e poesias de Manoel de Barros. Campo Grande. Fundação Manoel de Barros. 2006.

FERNANDES, J. A Loucura da Palavra. Barra do Garças. Universidade Federal do Mato Grosso. Centro Pedagógico de Barra das Garças. 1987.

JOLY, M. Introdução à analise da imagem. Campinas. São Paulo. Papirus. 1996.

JOLY, M. A imagem e os signos. Lisboa. Edições 70.2005.

SANCHES NETO, M. Achados do chão. Ponta Grossa. Paraná. Editora UEPG. 1997.

SOUZA, E. L. L. de. Manoel de Barros: a poética do deslimite. Rio de Janeiro. 7Letras.2010.

WALDMAN, B. A Poesia ao rés do chão. Prefácio. In: Gramática Expositiva do Chão. (Poesia quase toda). Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1990. pp.11-32.

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Araujo, R. da C. (2018). OS DELICADOS DESPROPÓSITOS DE MANOEL DE BARROS. Revista Diálogos, 6(2), 68–82. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6522

Edição

Seção

Artigo de Convidado