UM TRABALHO VOLTADO À DIMENSÃO SOCIAL DO GÊNERO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Leliane Regina Ortega leliortega@gmail.com
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes tehubes@gmail.com
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Dimensão social do gênero, Gênero Regras de Jogo

Resumo

O estudo de um gênero discursivo não pode ser desvinculado da situação social que o envolve. Logo, no ensino da língua portuguesa por meio dos gêneros é importante que as reflexões se estendam para além dos elementos linguísticos que corporificam um texto-enunciado. Ao considerarmos esses pressupostos, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividades que explore a dimensão social do gênero Regras de jogo, analisando criticamente sua aplicação em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Teoricamente, recorremos a Bakhtin (2010[1979), Bakhtin e Volochínov (2009[1929]); Volochínov e Bakhtin (1926), além dos estudos de Rodrigues (2001) e Brocardo (2015).

Biografia do Autor

Leliane Regina Ortega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Mestre em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado profissional) – Profletras – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Referências

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Ortega, L. R., & Costa-Hübes, T. da C. (2019). UM TRABALHO VOLTADO À DIMENSÃO SOCIAL DO GÊNERO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Diálogos, 7(3), 149–168. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6515

Edição

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