correspondem às regras dos jogos Mico, Dama, Uno, Combate, Can Can, Xadrez,
Monopoly, Imagem & Ação, Detetive, Identidade Secreta, War e Banco
Imobiliário.
Com base nos estudos de Rodrigues (2001), recuperamos inicialmente o
horizonte espacial e temporal dos textos, o que nos permitiu compreender que,
por serem produzidos para atender a necessidades de fábricas de brinquedos,
pertencem à esfera comercial, uma vez que acompanham jogos que são
fabricados em função de sua comercialização. Porém, vinculam-se também à
esfera de atividade lúdica, já que se relacionam com momentos de lazer,
distração, descontração, quando consolidam sua situação real de interação. Para
alcançar tal funcionalidade, as Regras são produzidas na perspectiva de tornar os
jogos mais acessíveis aos usuários. Quanto ao tempo em que se situam,
normalmente, pertencem ao momento histórico contemporâneo, pois
acompanham jogos atuais que se encontram em circulação no mercado. Logo,
seu suporte geralmente é o papel, a própria caixa do jogo ou um vídeo.
No que se refere ao horizonte temático (RODRIGUES, 2001),
constatamos que os textos desse gênero têm o propósito de instruir, ou seja,
fazer com que a ação de jogar seja executada. Por isso, seu conteúdo discorre
sobre como jogar, com a intenção de capacitar o jogador sobre a forma mais
apropriada para executar as ações expostas. E como todo tema se organiza em
função de seu(s) interlocutor(es), destaca-se, nos textos, uma atitude de
valorização do jogo, reforçada pela voz do locutor que, na maioria dos casos,
coloca-se na posição de quem o conhece e o recomenda e, por isso, incentiva a
participação do interlocutor, apresentando-se como um jogador que possui o
conhecimento de como desenvolver a competição.
Ao analisarmos o horizonte axiológico (RODRIGUES, 2001), verificamos
que os textos foram distribuídos pelas fábricas de brinquedos, não apresentando
claramente quem foi o produtor direto. De qualquer forma, o papel social do autor
é o de instrutor, de alguém que ensina como desenvolver um jogo.
Compreendemos, ainda, que os interlocutores sabem que o tema está vinculado à
diversão e, nessa direção, o autor apresenta as instruções de como desenvolver
um determinado jogo, com estratégias específicas que podem conduzir à vitória.