MÚSICA PARA TODOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ

Autores

  • Jane Lino Barbosa de Sousa janeufpa@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Juliane Barbosa de Sousa janeufpa@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Jaciara Silva da Silva janeufpa@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação Musical, Escola Básica e Formação de Professores. Music Education, Basic School and Teacher Training.

Resumo

O presente artigo trata do ensino de música na escola básica e o acesso democrático a toda comunidade escolar. Enfatiza a formação do professor de música e questões que se evidenciam no contexto educacional no sul e sudeste do Pará em discussão com teóricos da área, tais como: Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leão (2013) e Marques e Brazil (2014). Resulta em reflexões sobre a arte na escola, formação de professores, prática docente e atuação de profissionais específicos para o ensino das linguagens artísticas, que possam indicar tomada de decisões nas práticas cotidianas escolares. 

This article deals with the teaching of music in elementary school and democratic access to the whole school community. It emphasizes the formation of the music teacher and questions that are evidenced in the educational context in the south and southeast of Pará in discussion with theorists of the area, such as Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leão (2013) and Marques and Brazil (2014). It results in reflections on art at school, teacher training, teaching practice and the performance of specific professionals for the teaching of artistic languages, which may indicate decision making in everyday school practices.

Biografia do Autor

Jane Lino Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2013), Especialização em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes (2014) e Mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2016) na linha de pesquisa Música, Educação e Saúde. Tem experiência nas áreas de Musicalização Infantil, Educação Musical e Musicalização de professores da Educação Básica.

Juliane Barbosa de Sousa, Universidade do Estado do Pará

Educadora Musical, Clarinetista, graduada em Música pela Universidade do Estado do Pará, formação em Arte Educação - Universidade Federal do Pará. Estudou nas Escolas de Música Maestro Moisés Araújo, Heitor Villa Lobos, Marabá/PA e Conservatório Carlos Gomes, Belém/PA. Trabalhou com prática em conjunto (flauta doce, bandas e grupos de câmara), Musicalização Infantil e Canto Coral. Tem experiencia nas áreas de educação musical: musicalização com flauta doce, canto coral e prática em conjunto (bandas de música). Atualmente, trabalha com musicalização prática de flauta doce no projeto social de Educação Musical - IDE, e coordena o coral infantil Pequenos Adoradores e quarteto de flautas Renovo.

Jaciara Silva da Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia pela UFPA (2013). Com diversas formações complementares em Artes, em sua maioria da Linguagem Musical, com experiência de atuação docente e coordenação na área. Cursando especialização em Abordagens Culturalistas: saberes, identidade e diferença cultural na/da Amazônia

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Publicado

2018-03-17

Como Citar

Sousa, J. L. B. de, Sousa, J. B. de, & Silva, J. S. da. (2018). MÚSICA PARA TODOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ. Revista Diálogos, 6(1), 157–171. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6318

Edição

Seção

Chamada temática