MÚSICA PARA TODOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ
Palavras-chave:
Educação Musical, Escola Básica e Formação de Professores. Music Education, Basic School and Teacher Training.Resumo
O presente artigo trata do ensino de música na escola básica e o acesso democrático a toda comunidade escolar. Enfatiza a formação do professor de música e questões que se evidenciam no contexto educacional no sul e sudeste do Pará em discussão com teóricos da área, tais como: Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leão (2013) e Marques e Brazil (2014). Resulta em reflexões sobre a arte na escola, formação de professores, prática docente e atuação de profissionais específicos para o ensino das linguagens artísticas, que possam indicar tomada de decisões nas práticas cotidianas escolares.
This article deals with the teaching of music in elementary school and democratic access to the whole school community. It emphasizes the formation of the music teacher and questions that are evidenced in the educational context in the south and southeast of Pará in discussion with theorists of the area, such as Figueiredo (2010), Penna (2010), Jeandot (1997), Brito (2003), Bastian (2010), Leão (2013) and Marques and Brazil (2014). It results in reflections on art at school, teacher training, teaching practice and the performance of specific professionals for the teaching of artistic languages, which may indicate decision making in everyday school practices.
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