FIDELIDADE OU RUPTURA: CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN AO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO LITERÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Bakhtin. Adaptação. Literatura.

Resumo

 As adaptações literárias para televisão e cinema sempre sofreram preconceito ao serem comparadas com as obras que lhes deram origem. Mas seriam essas comparações necessárias? Este artigo tem por objetivo trazer as contribuições de Mikhail Bakhtin, no que se refere à questão da originalidade e fidelidade, que podem contribuir com o debate sobre o tema em questão.

Biografia do Autor

Luciana Lacerda de Carvalho, Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestra em Ciências Humanas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na linha de Linguagem, Filosofia e Cultura.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 2000.

______. O autor e a personagem na atividade estética. In: ______.Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

GERBASE, Carlos. O que o cinema aprendeu com Edgar Allan Poe. (E o que a literatura ainda aprende com o cinema). Letras de Hoje. V. 44, Porto Alegre, 2009. Disponível em br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/6024>. Acesso em 10 out. 2017.

MEDEIROS, Marcos de. Paródia/carnavalização e função poética em a invenção do Brasil. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, p. 1-14, jul/dez 2005,

STAM, Robert. Teoria e Prática da Adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, nº 51, jul-dez, p 19-53. Florianópolis: UFSC, 2006.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Carvalho, L. L. de. (2019). FIDELIDADE OU RUPTURA: CONTRIBUIÇÕES DE BAKHTIN AO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO LITERÁRIA. Revista Diálogos, 7(3), 56–63. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6230

Edição

Seção

Chamada temática