A ESTÉTICA DO MEDO E A RECEPÇÃO DO SUSPENSE: UMA ANÁLISE DE “LEVIATHAN: AS IRMÃS VÁLIA, VELMA E VONDA”, DA OBRA O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES

Autores

  • Alexandre Leidens leidens.ale@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR.
  • Fabiano Tadeu Grazioli tadeugraz@yahoo.com.br
    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS. http://orcid.org/0000-0002-3860-6767 http://lattes.cnpq.br/6013536493561767
  • Maurício Cesar Menon mauriciomenon983@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Estética da recepção. Horror. Literatura brasileira.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o conto “Leviathan: as irmãs Vália, Velma e Vonda”, da obra O vilarejo (2015), de Raphael Montes, com base em pressupostos estéticos e concepções de autores e pesquisadores da literatura de horror, estabelecendo uma ligação entre o conto e as concepções teóricas sob o vértice da recepção estética do medo, do suspense e da surpresa. A abordagem de trabalho será qualitativa, com procedimentos técnicos na forma de pesquisa bibliográfica, com inserções interpretativas dentro das perspectivas adotadas.

Biografia do Autor

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR.

Mestrando em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Pato Branco/PR. Graduado em Letras/Língua Portuguesa, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Erechim/RS.

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

Maurício Cesar Menon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Membro de corpo editorial do periódico Diálogo e Interação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gótico, história, imagem, medo e representação.

Referências

AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BORDIN, I A. S; OFFORD, D. R. Transtorno da conduta e comportamento anti-social. Revista brasileira de psiquiatria, São Paulo, SP, v. 2, n. 22, p. 12-15, abr/jun. 2000

CALVINO, Í. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

DELUMEAU, J. História do medo do Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DOMINGOS, N. Sobre Villiers de L’isle-adam e seus contos cruéis. Lettres Françaises. Araraquara, SP, v. 2, n. 11, p. 173-198, jul/dez. 2010.

ECO, U. O nome da Rosa. Tradução Aurora Bernardini; Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

JAMES, H. A outra volta do parafuso. Trad. Leônidas Gontijo de Carvalho; Breno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KING, S. Dança macabra: o fenômeno do horror no cinema, na literatura e na televisão dissecado pelo mestre do gênero. Tradução Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

LOVECRAFT, H. P. O Horror sobrenatural em Literatura. Tradução Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria C. C. Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. In ZILBERMAN, R. (Org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Leidens, A., Grazioli, F. T., & Menon, M. C. (2018). A ESTÉTICA DO MEDO E A RECEPÇÃO DO SUSPENSE: UMA ANÁLISE DE “LEVIATHAN: AS IRMÃS VÁLIA, VELMA E VONDA”, DA OBRA O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES. Revista Diálogos, 6(2), 9–31. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/6211

Edição

Seção

Artigo de Convidado