A ESTÉTICA DO MEDO E A RECEPÇÃO DO SUSPENSE: UMA ANÁLISE DE “LEVIATHAN: AS IRMÃS VÁLIA, VELMA E VONDA”, DA OBRA O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES
Palavras-chave:
Estética da recepção. Horror. Literatura brasileira.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o conto “Leviathan: as irmãs Vália, Velma e Vonda”, da obra O vilarejo (2015), de Raphael Montes, com base em pressupostos estéticos e concepções de autores e pesquisadores da literatura de horror, estabelecendo uma ligação entre o conto e as concepções teóricas sob o vértice da recepção estética do medo, do suspense e da surpresa. A abordagem de trabalho será qualitativa, com procedimentos técnicos na forma de pesquisa bibliográfica, com inserções interpretativas dentro das perspectivas adotadas.Referências
AGUIAR, V. T. de; BORDINI, M. da G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BORDIN, I A. S; OFFORD, D. R. Transtorno da conduta e comportamento anti-social. Revista brasileira de psiquiatria, São Paulo, SP, v. 2, n. 22, p. 12-15, abr/jun. 2000
CALVINO, Í. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DELUMEAU, J. História do medo do Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DOMINGOS, N. Sobre Villiers de L’isle-adam e seus contos cruéis. Lettres Françaises. Araraquara, SP, v. 2, n. 11, p. 173-198, jul/dez. 2010.
ECO, U. O nome da Rosa. Tradução Aurora Bernardini; Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
JAMES, H. A outra volta do parafuso. Trad. Leônidas Gontijo de Carvalho; Breno Silveira. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
KING, S. Dança macabra: o fenômeno do horror no cinema, na literatura e na televisão dissecado pelo mestre do gênero. Tradução Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
LOVECRAFT, H. P. O Horror sobrenatural em Literatura. Tradução Celso M. Paciornik. São Paulo: Iluminuras, 2007.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria C. C. Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
ZILBERMAN, R. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. In ZILBERMAN, R. (Org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.