DO CAOS AO COSMOS: A METAMORFOSE DO APRENDER

Autores

  • Daniel Felipe Jacobi danielfjacobi@hotmail.com
    Universidade La Salle
  • Adilson Cristiano Habowski adilsonhabowski@hotmail.com
    Universidade La Salle
  • Elaine Conte elaineconte@yahoo.com.br
    Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Palavras-chave:

Cisne Negro. Caos. Cosmos. Metamorfose do aprender.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a obra cinematográfica Cisne Negro, em sua linguagem simbólica, que nos traz concepções estéticas e visões de mundo, de cultura, de ser humano, bem como de questões que nos levam a pensar na inter-relação entre o caos e a força cósmica, possibilitando aprender a partir de nossas limitações e deficiências. Trata-se de uma abordagem hermenêutica que interpreta e compreende o conjunto do filme em suas contradições como uma possibilidade de estabelecer um contraponto entre o cosmos e o caos. Nesse sentido, apresentamos questões subjacentes ao filme que refletem alguns problemas projetados na contemporaneidade e na própria metamorfose do aprender, que vão desde o sacrifício das pessoas em função de um modelo ou um padrão desumano de perfeição, até o extremo da destruição e estranhamento de si pela constituição humana imperfeita e inacabada, o que pressupõe a necessidade de uma aprendizagem evolutiva e solidária. 

Biografia do Autor

Daniel Felipe Jacobi, Universidade La Salle

Graduado em Teologia pela Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

Discente do Curso de Teologia da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista FAPERGS – PROBIC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/ CNPq.

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Publicado

2018-03-17

Como Citar

Jacobi, D. F., Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). DO CAOS AO COSMOS: A METAMORFOSE DO APRENDER. Revista Diálogos, 6(1), 07–22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5479

Edição

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