Literatura e educação para a diversidade
Palavras-chave:
Literatura, Educação, DiversidadeResumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como os textos literários podem propiciar uma educação multicultural (Gadotti, 1992), uma vez que, um viés da literatura brasileira, considerado afro-brasileiro, retrata as mazelas das populações mais vulneráveis, colocando em xeque a educação “ocidentalizada” que vem se realizando no país ao longo do tempo. Para tanto, a metodologia adotada é qualitativa e de cunho bibliográfico. Enquanto resultado, procura demonstrar que a reflexão propiciada pelos textos literários pode ser muito útil para uma educação que tenha como alvo a diversidade cultural (Munanga, 2008). Contemplar a diversidade em um país como o Brasil é extremamente necessário, tendo em vista a composição de sua cultura. Uma cultura híbrida, formada por várias etnias, que comporta em seu bojo vários estereótipos criados desde o tempo da escravidão. Diante disso, temáticas como gênero, raça e classe precisam ser tratadas com a maior urgência. Para tanto, a análise de textos literários oriundos da literatura afro-brasileira e sua aplicação são imprescindíveis.
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