Conhecimento em literatura para a infância e leitura literária no Curso de Licenciatura em Pedagogia

questões, tensões e sinalizações

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura para a infância, Formação de leitores, Formação de professores

Resumo

É tarefa de professores com habilitação em Licenciatura em Pedagogia oferecer aos leitores na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as obras de literatura para esse segmento de público, numa atividade denominada mediação de leitura. O artigo parte de reflexões do autor sobre a docência no referido curso, em especial, sobre o componente curricular de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Literatura Infantil, para problematizar o fato de o grande investimento da disciplina ser em questões primárias acerca da literatura infantil, as quais se desdobram em tópicos como o estatuto da literatura infantil e a necessidade de sua manutenção no contexto escolar e a natureza educativa da literatura, para além da função utilitário-pedagógica que a escola e as práticas de leituras promovidas por ela muitas vezes procuram evidenciar. Tal contexto se complexifica quando se considera que acadêmicos e acadêmicas dos Cursos de Pedagogia, na sua maioria, são egressos do Curso Normal (Magistério), questão que o autor acrescenta às discussões, já que representa um encaminhamento sobre leitura literária e formação do leitor que muitos especialistas consideram superado, mas, quando observado, no dia a dia da formação do educador, trata-se de situação recorrente. As considerações do artigo são colocadas em diálogo com coordenadas teóricas de Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), Vera Beatriz Sass (2001, 2007), Marta Morais de Costa (2017), Michèle Petit (2013), Antonio Candido (2021), Regina Zilberman (2005), Rildo Cosson (2006, 2014), Bartolomeu Campos de Queirós (2019), Jorge Larrosa (2014), entre outros.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutor em Letras pelo PPGL da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Letras pela mesma instituição. Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: LOUZADA, Daniel. Livro para todos: ensaios sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021. p. 13-38.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006

COSTA, Marta Morais da. A aliança entre leitura e literatura na formação de leitores: a autoria do almanaque do leitor. Revista Literatura em debate, v. 11, n. 21, p. 75-98, jul./dez. 2017. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/2707/2286#. Acesso em: 18 dez. 2020.

GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Discussões necessárias acerca da literatura para a infância: função pedagógica e/ou utilitário-pedagógica versus função poética. Revista Textura (ULBRA/RS), v. 23, n. 56, p. 215-234, out./dez. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6013/4217. Acesso em: 9 ago. 2023.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência, formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte. Literatura infantil: voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Ed. 34, 2013.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Até passarinho passa. Ilustrações de Elisabeth Teixeira. São Paulo: Moderna, 2003.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. (Org.). ABREU, Júlio de. São Paulo: Global, 2019.

SOUZA, Renata Junqueira de. Leitura e alfabetização: a importância da poesia infantil nesse processo. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004. p. 61-76.

SASS, Vera Beatriz. Literatura e ludismo: proposta metodológica para leitura de livros literários infantis. Erechim: Edifapes, 2007.

SASS, Vera Beatriz. Uma resposta lúdica intratextual e extratextual para leitura de livros literários infantis. 2001. 730 p. Tese (Doutorado em Linguística e Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

ZIRALDO. Flicts. Ilustrações do autor. 79. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Grazioli, F. T. (2024). Conhecimento em literatura para a infância e leitura literária no Curso de Licenciatura em Pedagogia: questões, tensões e sinalizações. Revista Diálogos, 11(2), 197–211. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/16174