O Português como língua estrangeira

papel de fundo para a análise da construção identitária de imigrantes venezuelanos

Autores

  • Rouse Karoline Coelho Duarte Santos rousekaroline@yahoo.com.br
    UFRR - Universidade Federal de Roraima
  • Maria D'ajuda Alombra Ribeiro profdajuda@gmail.com
    UESC E Professora PVNS/CAPES/UFRR

Resumo

Com a crise na Venezuela, milhares de venezuelanos migraram para outras regiões, inclusive o estado de Roraima. Assim, cresceu a procura pela aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. Perante essa situação, surge o interesse de conhecer esse imigrante que sai do seu país e faz total imersão em outra língua e outra cultura. Portanto, este artigo pretende compreender como o processo de ensino de Português como língua estrangeira contribui para a construção identitária e a integração dos imigrantes venezuelanos na sociedade roraimense. Foram usados conceitos e ideias de autores como Silva (2000), Woodward (2000), Hall (2005) e Escarpinete (2012).

Biografia do Autor

Maria D'ajuda Alombra Ribeiro, UESC E Professora PVNS/CAPES/UFRR

Professora Emérita (UESC). É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento de Filologia (2005). Possui graduação em Letras (1986) e Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993). Atualmente é Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima (PVNS-Capes). Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz coordenou o Colegiado do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações (2011-2013) e o Colegiado do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em Rede nacional (2013-2014). Coordenou o Projeto de Extensão: Ensino de Português como Língua Estrangeira (1999 a 2014). Pesquisadora na área de Português como L2, sendo líder do grupo de pesquisa: Linguagem, Identidade e Ensino. É psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nas seguintes áreas: Português LM, Português Jurídico, Português como Língua Estrangeira, Segunda Língua, Língua de Herança, Língua Adicional, Português como língua de Acolhimento e Formação de Professor. 

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Coelho Duarte Santos, R. K., & Alombra Ribeiro, M. D. (2021). O Português como língua estrangeira : papel de fundo para a análise da construção identitária de imigrantes venezuelanos . Revista Diálogos, 9(3). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/12915