O Português como língua estrangeira
papel de fundo para a análise da construção identitária de imigrantes venezuelanos
Resumo
Com a crise na Venezuela, milhares de venezuelanos migraram para outras regiões, inclusive o estado de Roraima. Assim, cresceu a procura pela aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua. Perante essa situação, surge o interesse de conhecer esse imigrante que sai do seu país e faz total imersão em outra língua e outra cultura. Portanto, este artigo pretende compreender como o processo de ensino de Português como língua estrangeira contribui para a construção identitária e a integração dos imigrantes venezuelanos na sociedade roraimense. Foram usados conceitos e ideias de autores como Silva (2000), Woodward (2000), Hall (2005) e Escarpinete (2012).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.