Pandemia em textos midiáticos

narrar, descrever e argumentar “para construir memória, afeto, respeito e futuro”

Autores

Resumo

Este estudo se debruça sobre um pequeno corpus de textos midiáticos, publicados no Brasil, em 2020, cujo tema é a pandemia do coronavírus. Trata-se de textos estruturados a partir de uma sequência de imagens verbais e/ou visuais, que oferecem uma resposta à fragmentação e frieza das informações veiculadas diariamente nos noticiários. Com foco nos arranjos possíveis e nos efeitos de sentido decorrentes dos modos de organização do discurso, intenta-se, uma vez mais, iluminar a interação dialógica dos sujeitos na mídia, cujo objetivo é captar e tocar racionalmente o outro em sua emoção, mobilizando saberes e crenças partilhados.

Biografia do Autor

GLAYCI KELLI REIS DA SILVA XAVIER, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF, Niterói, RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (Leifen-UFF/CNPq).

EVELINE COELHO CARDOSO, SME/Teresópolis-RJ

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Teresópolis, RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino (Leifen-UFF/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Dossiê Temático